Uma missão composta por técnicos da EMBARQ/CTS México e EMBARQ Brasil viajou a Medellín (Colômbia) para conhecer o processo de transformação social e urbana pelo qual passou a cidade e inserir esse conhecimento ao projeto de urbanização das favelas cariocas. Até 2020, o Morar Carioca, como foi batizado o programa, deve melhorar a vida de mais 1,2 milhões de pessoas, quase 20% da população do Rio de Janeiro.
Nesta segunda-feira (21/11), o Secretário de Transportes e Trânsito de Medellín (Colômbia), Rafael Nanclares, e subsecretários receberam a diretora de Projetos e Operações da EMBARQ Brasil, Daniela Facchini, a diretora e o diretor-adjunto do CTS-México, Adriana Lobo e Salvador Herrera, respectivamente; o especialista em transporte Salvador Varela, também do centro mexicano, e o Diretor de Pesquisa e Planejamento da Rede EMBARQ, Dario Hidalgo.
Nanclares participou da gestão de Sergio Fajardo, o prefeito de Medellín que tomou a decisão de integrar os assentamentos informais à cidade formal. Com cerca de 2,3 milhões de habitantes, dos quais 60% de baixa e baixíssima renda, a cidade precisava de mudanças. Para tanto foram feitos investimentos em educação, cultura e qualidade de serviços públicos. Foram implementadas escolas, parques e locais onde hoje as pessoas podem socializar e desenvolver atividades.
Com instrumentos legais de controle sobre 80% da oferta de transporte urbano, a prefeitura não encontrou barreiras para colocar projetos de mobilidade em ação. O resultado foi um conjunto integrado de sistemas de transporte coletivo modernos. Hoje, Medellín conta com três teleféricos (Metrocables), duas linhas de metrô e 12,5 km de BRT, o Metroplús, que deve ser inaugurado no próximo mês.
O Metrocable, que serve a 30 mil pessoas diariamente, é semelhante ao que foi implantado no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A grande diferença, é sua total integração ao metrô, o que facilita o deslocamento e a economia para os usuários. O nível de desenvolvimento urbano ao redor do sistema também está bastante mais avançado.
Os representantes da Secretaria de Transportes e Trânsito fizeram questão de lembrar do compromisso firmado com a qualidade nos transportes e a importância de dar continuidade aos processos, mesmo com as mudanças políticas. Este fator é determinante para tornar Medellín referência mundial, especialmente por ter conquistado a integração social e por proporcionar espaços de encontro para a população.
“Normalmente, pelo mundo, os teleféricos são turísticos, mas aqui eles são transporte público. E ao redor desse sistema há desenvolvimento urbano e mudanças sociais”, explica Liliana Figueroa, coordenadora do programa de Transportes de Medellín.
No aspecto educacional, a Prefeitura criou o programa Buen Comienzo (Bom Começo), cuja missão é levar educação de qualidade para todas as crianças da cidade, especialmente nas áreas mais pobres. Já a inclusão social está fundamentada no Projeto Urbano Integral (PUI), que consiste em levar a um determinado bairro uma transformação integral, com serviços, trabalho e boas condições de subsistência.
Dentro deste projeto, a Empresa de Desarrollo Urbano (EDU) da cidade criou o Centro de Servicios Integrales - Las Mercedes, na região de Belén. O maior objetivo é oferecer à comunidade um local de serviços, recreação e convivência com segurança e qualidade. O investimento aproximado foi de 10,8 milhões de dólares.
Preocupação com as necessidades reais
Antes da implementação de cada sistema ou mudanças estruturais, a Secretaria encomenda à Universidade Nacional pesquisas junto aos moradores locais para entender as reais necessidades da região. No caso dos teleféricos, por exemplo, Liliana relata que algumas moradoras idosas das regiões mais altas da cidade não se sentiam seguras para andar no sistema. “Depois que detectamos este problema, a Secretaria colocou à disposição ônibus regulares que realizam o trajeto também por terra”, explica.
Outra questão mapeada foi a informalidade e as diferentes demandas pela utilização de água e energia elétrica. O secretário Nanclares explica que para solucionar o problema, a prefeitura disponibilizou cartões de recarga que ficam junto ao contador de energia. “Assim os moradores podem controlar seus gastos com luz, utilizando apenas o que necessitam. Foi um grande avanço e uma maneira de formalizar o sistema”. As pesquisas se repetem a cada cinco anos, no intuito de identificar falhas e novas demandas pelos serviços.
Web 2.0 e mobilidade
Além do programa de pesquisas e planejamento, houve forte investimento no setor de tecnologia e comunicação. O Sistema Inteligente de Mobilidade utiliza redes de web 2.0, como Facebook, Twitter e Flickr para se aproximar dos usuários.
Assim, entendem as necessidades dos cidadãos e ao mesmo tempo os envolvem com assuntos relacionados à mobilidade. Na rede, são compartilhadas desde informações sobre vias e acidentes até fotos e campanhas educacionais de trânsito.
Centro de Controle de Trânsito
O Centro de Controle de Trânsito de Medellín é o único do gênero em território colombiano. Uma moderna sala de operações localizada junto à Secretaria de Transportes coordena as mais de 400 câmeras que fiscalizam diversas ruas por toda cidade, 24 horas por dia durante toda semana. No local são registrados incidentes, falhas, fluxo de veículos, entre outros, tudo com o objetivo de manter o trânsito em ordem.
O grupo de técnicos coordenados pela EMBARQ Brasil retorna de Medellin entusiasmado com o conhecimento adquirido e decidido a usar a experiência colombiana para qualificar ainda mais o Morar Carioca.
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