Bienal de Arquitetura de Veneza anuncia detalhes da edição deste ano


Paolo Baratta, presidente da Biennale, e o curador rem Koolhaas apresentaram hoje os detalhes do evento

Paolo Baratta, presidente da Biennale, e o curador rem Koolhaas apresentaram hoje os detalhes do evento

Neste ano acontece a 14ª edição de um dos principais eventos de arquitetura do mundo, a Bienal de Veneza (La Biennale), que terá início em 7 de julho e seguirá em cartaz até 23 de novembro.Profissionais de 65 países exporão em pavilhões temáticos.  Cada nacionalidade contará com um curador, e a participação brasileira será comandada pelo diplomata, economista e crítico de arquitetura André Corrêa do Lago, membro do Comitê de Arquitetura e Design do MoMA (Museu de Arte Moderna de Nova York). O empresário Luis Terepins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo, será o comissário da delegação. E o tema escolhido é “Brasil: Modernidade como Tradição”.

Onze  países participarão da Biennale pela primeira vez: Azerbaijão, Costa do Marfim, Costa Rica, República Dominicana, Emirados Árabes Unidos, Indonésia, Quênia, Marrocos, Moçambique, Nova Zelândia e Turquia.

A curadoria geral do evento ficou a cargo do holandês Rem Koolhaas, arquiteto e um dos principais teóricos sobre o assunto em atividade, à frente do escritório OMA. O tema escolhido por ele para esta edição foi Fundamentos (Fundamentals), e os detalhes foram divulgados hoje em Veneza durante uma apresentação dos organizadores.

Três mostras principais integrarão o calendário. Absorvendo a modernidade 1914-2014 será sobre como as características tipicamente nacionais existentes no século 19 foram dissolvidas em uma linguagem universal globalizada da arquitetura. “Trata-se de encontros significativos entre culturas, invenções, técnicas e formas que impossibilitam a existência de algo ‘nacional’”, afirmou Koolhaas.

Outra exibição, batizada de Elementos da Arquitetura, irá explorar cada um dos itens que compõem uma construção, como piso, parede, teto, portas e janelas. Uma terceira exposição intitulada Monditalia será voltada à cultura italiana, incluindo produções de cinema, dança, música e teatro.

bienal

 Fonte : http://veja.abril.com.br/blog/cidades-sem-fronteiras/2014/03/10/bienal-veneza/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan