Abertura da exposição "Canteiro", no Studio-X Rio

© Studio-X Rio     © Studio-X Rio

O Studio-X Rio promove nesta quinta-feira, 10 de julho, a abertura da exposição "Canteiro", que tem como foco as intensas transformações urbanas do Rio e Janeiro, expressas através dos canteiros de obra e suas torrentes de esforços, matérias e acontecimentos. A partir das transformações da cidade, somadas à demanda de um pavilhão temporário para o MAM-Rio, surgiu a oportunidade e o desejo de ampliar o domínio da arquitetura a partir de sua aproximação com arte e construção.

O projeto toma partido da tecnologia das fôrmas e escoramentos em uso nas obras mais emblemáticas da cidade como estratégia para promover uma operação crítica no contexto carioca atual. Ao utilizar estes elementos para construir a imagem negativa de um muro que atravessa o vão livre do museu e se estende pelo parque, o pavilhão evita se cristalizar e se coloca em permanente processo, encerrando distinções entre montagem, desmontagem e objeto.

A própria ideia do muro, como linha que tensiona e divide espaços, é subvertida no momento em que este define uma nova espacialidade - o muro a um só tempo espaço de cisão e de possibilidade, criando um lugar de experimentação e reflexão sobre as transformações em curso.

O projeto foi concebido para abrigar atividades do projeto 89+, uma parceira do MAM com o MoMA PS1, e não foi executado. Esta exposição é uma oportunidade de sublinhar sua dimensão crítica e refletir sobre a própria pratica projetual como instrumento de reflexão sobre a realidade. A exposição é acompanhada pela mesa “Arquitetura e Ideologia: Prática Crítica”.

Grupo Canteiro
Grupo formado por estudantes da graduação em Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio para a pesquisa de conteúdo das exposições “RioNow” e “O Rio do Futuro de Sérgio Bernardes”, exibidas durante a X Bienal de Arquitetura de São Paulo, em 2013. Desde então, o grupo passa por diferentes formações, sem uma estrutura ou campo de atuação fixados. 
O Grupo Canteiro é composto por André Porto, Bruno Siniscalchi, Carlos Zebulun, Rodrigo Messina, Mateus Rosa, Miguel Darcy, Cauê Mattos, Guilherme Rizzo e Giovanna Drolshagen.

EXPOSIÇÃO CANTEIRO

  • Data de abertura: 10 de julho, quinta-feira
  • Horário: 18h30
  • Local: Studio-X Rio
  • Endereço: Praça Tiradentes, 48, Rio de Janeiro – RJ

Via Studio-X Rio

Fonte:Romullo Baratto. "Abertura da exposição "Canteiro", no Studio-X Rio" 09 Jul 2014. ArchDaily. Accessed 9 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/623623/abertura-da-exposicao-canteiro-no-studio-x-rio

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan