Kenneth Frampton: O que é Arquitetura?

Kenneth Frampton: O que é Arquitetura?

Conversamos esta semana com Kenneth Frampton durante o evento que anunciou os finalistas do Prêmio das Américas Mies Crown Hall (MCHAP) em Santiago, Chile. Além de perguntar a ele sobre o processo de seleção dos projetos, fizemos aquela pergunta clássica de nossas entrevistas: o que é arquitetura? Ouça sua resposta no vídeo acima ou leia a transcrição a seguir.

O que é Arquitetura?

Normalmente não fazemos a distinção entre arquitetura e construção. Mas acho que é importante reconhecer que existem essas duas palavras em quase todas as línguas. E arquitetura com "A" maiúsculo sempre tratou da construção pública (mais ou menos). Embora, é claro, muitos arquitetos distintos projetem casas muito sofisticadas e belas para a classe alta, para a classe burguesa, aqui e em toda parte... quando se trata da questão de pessoas extremamente pobres, ou da invasão em massa das áreas urbanas, todo o problema de longa data das favelas , das "barriadas", que remontam uns bons 60 anos, 70 anos talvez, sabemos que os arquitetos não podem fazer muito sobre isso. São problemas demográficos, econômicos, sociais, políticos, mas a arquitetura é impotente desse ponto de vista. Estão mais para a construção, construção espontânea. Pessoas construindo suas próprias casas, que é, suponho, o que acontecia no período medieval e assim por diante. Então acho que, no fim, é preciso distinguir. Não estou dizendo que não se pode fazer habitação social que tenha grandes qualidades arquitetônicas. Às vezes exigimos da profissão arquitetônica coisas que a profissão por si só não pode cumprir. Então, acho que para distinguir entre arquitetura e construção e, finalmente, "o que é arquitetura", penso que a arquitetura garante à esfera pública aquele tipo de importância política e cultural. Há uma filósofa, Hannah Arendt, que cunhou o termo "o espaço da aparência pública". Acho que a arquitetura trata, em última instância, do espaço da aparência pública, como este espaço por exemplo, e este edifício.

Veja o vídeo: http://vimeo.com/100454603

Fonte:Quirk, Vanessa. "Kenneth Frampton: O que é Arquitetura?" [Kenneth Frampton: What is Architecture?] 14 Jul 2014. ArchDaily. (Romullo Baratto Trans.) Accessed 15 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/623949/kenneth-frampton-o-que-e-arquitetura?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=620b08489e-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-620b08489e-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan