O Cenário Energético Brasileiro. Para onde vamos?


“Mais do que associar o termo ao racionamento de energia, a Eficiência Energética precisa ser encarada como política de competitividade, complementariedade e aumento da segurança no sistema elétrico.” A afirmação é de Adriano Pires, defensor da ampla exploração das matrizes energéticas brasileiras.
Ele debaterá esse e outros aspectos, com críticas contundentes à falta de incentivo às fontes alternativas, no 11º Congresso Brasileiro de EE.
O diretor do Centro Brasileiro de Infra-estrutura (CBIE) e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está determinado a evidenciar o quanto o País perde por restringir o apoio aos diversos recursos disponíveis. “A alocação adequada de outras fontes energéticas seria positiva em todas as esferas. Do ponto de vista conjuntural, o sistema elétrico nacional ampliaria as possibilidades de geração, tornando o abastecimento mais confiável e seguro”, explica Pires.
Adriano é veemente ao defender a larga vantagem da eficiência energética em comparação com as fontes primárias de insumos energéticos do País, que perde muito com o incentivo inadequado à diversificação da matriz. Para ele, o equívoco na questão dos incentivos está claro na conjuntura atual do setor elétrico, já que é evidente que, independentemente das adversidades climáticas conjunturais, o acionamento das térmicas está cada vez mais frequente, por conta da mudança do perfil estrutural da geração, com o aumento da participação de usinas hidroelétricas a fio d’agua e de geração por outras fontes sazonais e intermitentes, como a eólica, a biomassa e a solar.
Na palestra magna do 11º Congresso Brasileiro de Eficiência Energética (COBEE) e ExpoEficiência 2014, Adriano se juntará a Rodrigo Aguiar, presidente da ABESCO, e aos representantes das principais instituições que reconhecem a Eficiência Energética e outras medidas de sustentabilidade como primordiais para o desenvolvimento do Brasil. Uma programação completa para provocar as mais importantes discussões.

Confira a programação

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan