Edo Rocha lança o livro "Arte, Arquitetura e o Aço" e abre exposições

Prestes a inaugurar a Arena Palestra Itália, arquiteto foi o vencedor do premio Prix dExcellence Award 2014, a mais importante competição mundial do setor imobiliário, na categoria Offices

O arquiteto Edo Rocha, reconhecido internacionalmente como um dos mais renomados e conceituados arquitetos do segmento corporativo, lança o livro “Arte, Arquitetura e o Aço”, no dia 7 de agosto, a partir das 19h, no Bar des Artes, no Itaim, em São Paulo. No mesmo dia, o artista inaugura duas exposições simultâneas que revelam a aplicação da arte e da arte aplicada: a “O Cosmo”, uma mostra de desenhos em foto transparência onde usa a técnica fotográfica como reprodução (arte), e a exposição de fotografia “A Arte da Paisagem”, um ensaio fotografo que mostra um processo criativo extraído da natureza (arte aplicada).
No livro, o autor explica a partir de sua experiência quanto artista plástico e arquiteto como o uso do ferro, do aço e do aço inox, influenciaram seus projetos e também os projetos de outros artistas plásticos, arquitetos e designers. Além de uma breve reconstituição da história do ferro, desde o momento em que esse metal e o aço começaram a ser usados na arte e na arquitetura das mais admiráveis maneiras, acompanhando o processo de evolução do ser humano desde os seus primórdios. O ferro e o aço encontram-se entre os raros materiais a evoluir em todos os níveis do trabalho humano, com lances sempre surpreendentes. Eles moldaram-se continuamente através dos tempos, gerando inúmeras aplicações ao longo da História.
Edo Rocha é proprietário do escritório Edo Rocha Arquiteturas, sediado em São Paulo. O arquiteto é responsável pelos projetos de grandes corporações e acaba de receber o prêmio Prix d’Excellence Award 2014, a mais importante competição mundial do setor imobiliário, na categoria Offices, conquistado com o empreendimento Centro Empresarial Senado (CES), no Rio de Janeiro, idealizado para abrigar a nova sede da Petrobrás na região central da capital fluminense. A edificação, que possui 70 pavimentos e ocupa cerca 185 mil m², foi projetada e executada de acordo com os rigorosos critérios da certificação Leed, dos materiais de construção à iluminação, todos os aspectos do projeto remetem à sustentabilidade.
Em parceria com a construtora WTorre, Rocha assina o projeto da nova Arena Palestra Itália, que está preste de ser inaugurada. O espaço multiuso erguido pelo Palmeiras em Perdizes, no lugar do antigo estádio do clube, tem seus assentos da arquibancada formando um desenho geométrico inspirado nas folhas das palmeiras. Ele assina ainda a planta do edifício da operadora Vivo, na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, onde uma escultura de 23 metros de sua autoria ocupa o vão central.
“Sempre me dediquei às artes e depois à arquitetura, para mim, uma sempre foi a continuidade da outra. Neste livro, explico de maneira simples e clara, estas relações entre as minhas duas vocações. Não é fácil coordenar essas duas emoções, porém neste trabalho explico as diferenças e as maneiras de ver, pensar, criar e compreender a arte e a arquitetura. Explico também a diferença entre arte pura e arte aplicada, ou a arte com uma função”, diz Edo Rocha.
Edo Rocha é arquiteto, urbanista, artista plástico e fotógrafo. Formado pela FAU, é presidente da Edo Rocha Arquiteturas. Com uma trajetória artística de mais 50 anos, participou da Bienal Internacional de São Paulo, nas edições de 1967 e 1969, realizou diversas exposições no Brasil e no exterior, é, desde 1980, membro do Conselho do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MASP) e ainda faz parte do Conselho da Associação dos Escritórios de Arquitetura (ASBEA).
Serviço
Lançamento: “Arte, Arquitetura e o Aço” de Edo Rocha
Exposições: “O Cosmo” e “A Arte da Paisagem” de Edo Rocha
Data: 7 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Bar des Artes – Rua Pedro Humberto, 9 – Itaim – São Paulo
ARTE, ARQUITETURA E O AÇO
Autor: Edo Rocha
Editora: J.J.Carol
200 páginas
R$170,00
Fonte: http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/edo-rocha-lanca-o-livro-arte-arquitetura-e-o-aco-319684-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan