Mundos Isolados: segregação urbana e desigualdade em Santa Fé / México

Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz  Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

Santa Fé é um exemplo de desigualdade social no México. Enquanto num setor da cidade a população conta com edifícios altos e modernos, bairros luxuosos construídos nas últimas décadas, em outro setor, é uma realidade completamente diferente: zonas humildes e casas de baixos recursos, como se fossem dois mundos isolados e divididos por uma parede.

Uma distribuição desigual de riqueza, que é ilustrada em uma série de imagens aéreas capturadas pelo fotógrafo Oscar Ruíz. Produzido pela agência de publicidade mexicana Publicis, a campanha busca, através de fotografias reais, ressaltar a enormedesigualdade e segregação urbana e social que existem  em alguns bairros da cidade de Santa Fé, com o objetivo e sob o lema de "apagar a diferença".

Mais detalhes a seguir.

"Esta imagen não foi editada. É hora de mudar isso", está escrito na declaração abaixo de cada imagem aérea. Estas mostram a assombrosa desigualdade que existe no México, especificamente em Santa Fé. Faz apenas alguns anos, uma parte da cidade era um grande lixão, agora é um bairro luxuoso de 'primeiro mundo' com escritórios multinacionais, restaurantes internacionais e uma arquitetura inovadora.

Banamex-cdc-houses-gardens-buildings-development-print-359126-adeevee      Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

No entanto, este país se situa entre os piores do mundo em termos de desigualdade de renda, segundo um informe publicado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2011, retomado pelo jornal estado-unidense The Huffington Post.

Banamex-cdc-houses-gardens-buildings-development-print-359127-adeevee   Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

Um informe de 2011 revelou que dos países que lutam contra a desigualdade de renda, México se encontra entre os piores. Ainda que o Tratado de Livre Comércio da América do Norte, promulgado faz mais de 20 anos, significou um grande negócio para o país, a pobreza no México segue sendo alta, com uma taxa de pobreza que aumentou 51,3% em 2012.

Banamex-cdc-houses-gardens-buildings-development-print-359128-adeevee       Vía Adeevee. Imagem © Oscar Ruiz

Fonte:Yávar, Javiera. "Arte e Arquitetura: Mundos Isolados, segregação urbana e desigualdade em Santa Fé " [Arte y Arquitectura: Mundos Aislados, segregación urbana y desigualdad en Santa Fé ] 06 Jul 2014.ArchDaily. (Gabriel Pedrotti Trans.) Accessed 7 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/623484/arte-e-arquitetura-mundos-isolados-segregacao-urbana-e-desigualdade-em-santa-fe?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=b73f89c4b8-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-b73f89c4b8-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan