Projeto "Artigas 100 anos" em comemoração ao centenário do arquiteto

Fonte: Arquivo pessoal      Fonte: Arquivo pessoal

Em 23 de junho 2015, Vilanova Artigas completaria 100 anos. A data está no período compreendido entre a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, realizados no Brasil. Esses eventos naturalmente movimentarão o mercado da construção civil na agenda de governos, da sociedade civil e jogam luz sobre as condições de mobilidade urbana e promovem a reflexão sobre a dinâmica da vida nas cidades.

Artigas anteviu a arquitetura e o urbanismo como ferramentas indispensáveis para a transformação da realidade das cidades brasileiras. Propôs soluções na prática de seu processo criativo como arquiteto, como professor e intelectual. Seu legado vanguardista não só permanece atual, como está mais efervescente do que nunca.

Veja a seguir mais informações sobre o projeto Artigas 100 anos e sobre o Programa de Patronos.

Projeto Artigas 100 anos

Anos_70_credito_cristiano_mascaro   Imagem © Cristiano Mascaro

A celebração dos 100 anos está ramificada em quatro vertentes que contam com um núcleo de pesquisa em comum. A inédita cinebiografia do arquiteto, com o título provisório de Vilanova Artigas: As Cidades como as Casas, as Casas como as Cidadestem, desde a sua captação, a vocação multiplataforma. O roteiro foi pensado para gerar longa-metragem, série de televisão e websérie. O site oficial disponibilizará o acervo profissional e pessoal de Artigas para acesso público, além de centralizar todas as informações sobre os eventos do Centenário. No livro, uma curadoria definitiva de suas obras mais relevantes, que influenciaram e seguem inspirando arquitetos brasileiros e estrangeiros. A exposição promovida pelo Itaú Cultural propõe um mergulho do público com o processo criativo do arquiteto. Seus projetos, seus desenhos e fotos pessoais revelam seu lado artístico e humano.

Para saber mais sobre o projeto completo, clique aqui.

A equipe

O documentário foi idealizado e será escrito e dirigido  pela neta do arquiteto, a roteirista e jornalista Laura Artigas. Terá co-direção de Pedro Gorski e a coordenação artística de Marcelo Machado, diretor do premiado documentário “Tropicália”. A produção executiva está a cargo de Luiz Ferraz e Gal Buitoni da Olé Produções. A pesquisa será coordenada pela historiadora Rosa Artigas, filha do arquiteto, que também assina a organização do livro. Com mais de 30 anos de experiência na área cultural, ela foi responsável, entre outros,  pelos dois primeiros livros sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O arquiteto Marco Artigas, também neto do arquiteto, será o curador responsável pelo acervo digital que se tornará público por meio do site oficial de Vilanova Artigas.

Programa de Patronos

Artigas_credito_cristiano_mascaro   Imagem © Cristiano Mascaro

O projeto Artigas 100 anos está em busca de patronos, que receberão como contrapartida os produtos do centenário e outras recompensas ainda mais especiais por seu apoio.

Celebrando a memória do próprio Vilanova Artigas, que sempre acreditou na troca de ideias e na melhoria da sociedade por meio do esforço coletivo, o projeto aproveita os contemporâneos conceitos de financiamento colaborativo e da mobilização para convocar apoiadores que prestigiem a preservação da memória do arquiteto, e por consequência, da Cultura Brasileira. Para participar entre em contato pelo e-mailcentenarioartigas@gmail.com.

Para mais informações sobre o Programa de Patronos, clique aqui.

Fonte: Arquivo pessoal
Fonte: Arquivo pessoal
Edifício Louveira. Imagem © José Moscardi
Edifício Louveira. Imagem © José Moscardi
Edifício Louveira. Imagem © Maíra Acayaba
Edifício Louveira. Imagem © Maíra Acayaba
Salão Caramelo - FAUUSP. Imagem © Nelson Kon
Salão Caramelo - FAUUSP. Imagem © Nelson Kon
FUUSP - Imagem © José Moscardi
FUUSP - Imagem © José Moscardi
Imagem © Cristiano Mascaro
Imagem © Cristiano Mascaro
Imagem © Cristiano Mascaro
Imagem © Cristiano Mascaro

Fonte:Romullo Baratto. "Projeto "Artigas 100 anos" em comemoração ao centenário do arquiteto" 04 Jul 2014.ArchDaily. Accessed 5 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/623424/projeto-artigas-100-anos-em-comemoracao-ao-centenario-do-arquiteto?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=6695787cba-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-6695787cba-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan