Arena Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados

 

© Erica Ramalho      © Erica Ramalho

Arquitetos: Fernandes Arquitetos Associados
Localização: Maracanã - Maracanã, Rio de Janeiro, 20271-150, Brasil
Autor: Daniel Hopf Fernandes
Equipe De Projeto: Luis Henrique de Lima, Janaina Ferreira , Paulo Eduardo Alves de Souza Júnior, Ricardo Gagliardi Noguer, Gabriel Negri Nilson, Mariana Lopes Della Coletta, Ricardo
Ano Do Projeto: 2013
Fotografias: Erica Ramalho, Ide Gomes, João L. dos Anjos - Angular, Dalton Valerio

Aerea_maracana_foto_erica_ramalho_img_6471_(copy)    © Erica Ramalho

Do arquiteto. O diferencial realizado pela Fernandes Arquitetos Associados no projeto daArena do Maracanã foi tornar o estádio público tombado em uma das Arenas mais modernas e eficientes do mundo mantendo suas principais características construídas durante 60 anos de história e simbolismo.

Um novo Maracanã “nasceu” dentro do antigo, de forma a não substituir o existente, mas sim, renová-lo.  Desse modo, algumas estruturas deixaram de existir para dar lugar a outras, novos elementos foram incorporados e os espaços remanescentes foram recuperados.

Maracan__panoramica_01_web_(copy)      © Dalton Valerio

As principais alterações aconteceram no desenho das arquibancadas, nas quais novas estruturas foram projetadas para atender às condições ideais de visibilidade, segurança e conforto. Todas as estruturas relacionadas aos serviços, como bares e sanitários, foram inteiramente reconstruídas, seguindo os mais altos padrões.

Um dos destaques da renovação do estádio é a presença marcante da enorme e levecobertura translúcida, que flutua leve, quase sem tocar a estrutura existente, coroando e protegendo o velho estádio, transmitindo ao visitante uma experiência inestimável. O projeto, que tem autoria do escritório alemão Schlaich Bergermann und Partner (SBP) vai viabilizar a implantação de um anel fotovoltaico sobre a estrutura metálica que sustentará a nova cobertura de lona tensionada, gerando energia limpa equivalente ao consumo de 240 residências e evitando a emissão de 2.560 toneladas de CO2 na atmosfera.

26-4-13_(182)_(copy)   © João L. dos Anjos - Angular

A fachada foi preservada e, independente do ponto que seja visto, por fora o Maracanã permanece praticamente intacto. Nem mesmo a nova cobertura traz impacto visual e não será possível avistá-la pelo lado de fora. Ainda foram mantidas as circulações internas principais e sua relação com a estrutura existente, como pilares, pé-direito, abertura, entre outras.

Além disso, a área construída, que era de 86 mil metros quadrados, foi ampliada e hoje têm aproximadamente 160 mil metros quadrados.

Maracan__-9468_(copy)   © Ide Gomes

Esse é um dos “cases” de maior sucesso da Fernandes que teve o desafio de modernizar e preservar o Maracanã mantendo toda sua representatividade popular e fazendo com que o estádio construído para a Copa de 1950 volte a ser um dos principais estádios do mundo pelos próximos 30 ou 40 anos.

Os espectadores poderão vivenciar de forma única e especial a relação entre o novo e o antigo.

Img_6246_(copy)        Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados

Aspectos sustentáveis do projeto

Em relação à sustentabilidade, o projeto para a modernização do Maracanã segue a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental), desenvolvido pelo Green Building Council of America, que fornece um conjunto de padrões sustentáveis ​​a serem observados em projetos de construção.

Entre as medidas sustentáveis ​​adotadas estão, por exemplo, a reutilização dos antigos assentos retirado Maracanã e outras instalações esportivas do Rio de Janeiro. O solo sob o campo de grama, que detém uma grande quantidade de fertilizantes e nutrientes, foi usado em um projeto de reflorestamento com plantas nativas da Mata Atlântica. Mesmo a lama removida da obra foi reutilizada como matéria-prima para a produção de telhas e tijolos

O projeto também inclui a reutilização da água drenada do telhado do estádio e um sistema de drenagem, o que gera uma economia de 45 % da água utilizada na manutenção de campo.  O Maracanã tem também novos sistemas elétricos e hidráulicos, além de painéis fotovoltaicos instalados no telhado para recolher a energia solar para aquecer água para os chuveiros e torneiras nos armários e banheiros.

Maracan__-5091_(copy)       © Ide Gomes

As cadeiras do Maracanã

Normalmente, a distribuição desenho e as cores das cadeiras dos estádios são mais estéticas do que funcionais e, na maior parte das vezes, está associada às questões simbólicas como a cor do time, da bandeira do país ou da cidade e até mesmo com os nomes, figuras e símbolos.

A divisão das cores é uma importante ferramenta na ambientação das arquibancadas e sua separação em blocos, anéis ou setores cria uma demarcação muito rígida dando a impressão de “loteamento” das arquibancadas. Todas essas características diminuem a alegria e a unidade do conjunto de forma subjetiva, deixando de modo implícito a associação de valores como caro e barato e/ou bom ou ruim.

Atlas_camarote_maracan__panoramica_02_web_(copy)      © Dalton Valerio

A ideia do projeto foi aproveitar essa distribuição para agregar a sensação de conjunto e união. As cores foram mescladas entre as cadeiras promovendo uma transição mais suave, além da impressão de arquibancadas preenchidas, mesmo quando a lotação não é integral e o público se posiciona aleatoriamente. A utilização dessa “mescla” e de cores variadas diminui a percepção dos espaços vazios.

No caso do Maracanã, a escolha foi quase óbvia devido ao seu papel de estádio nacional. O estádio não representa somente o Rio de Janeiro, mas o Brasil como um todo.  As cores escolhidas (amarelo, azul e branco) além de alegres, também representam as cores nacionais. O verde do campo foi usado para completar a cor que faltava, sendo assim temos o campo verde e o início das cadeiras em amarelo (Brasil) passando ao azul e depois branco e cinza (Rio de Janeiro). Esse degrade tende a  terminar até o final das arquibancadas em tons mais claros, que em conjunto com a nova cobertura tem a função de dar mais leveza ao ambiente, deixando as cores mais quentes nas áreas mais inferiores, onde o sol incidirá com maior frequência.

Maracan__-9483_(copy)    © Ide Gomes

Confira outras publicações sobre o Maracanã:
Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados
Cobertura do Estádio Maracanã / schlaich bergermann und partner
O Estádio da Final da Copa do Mundo de 2014 - Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados

© Erica Ramalho
© Erica Ramalho
© Ide Gomes
© Ide Gomes
© Ide Gomes
© Ide Gomes
© João L. dos Anjos - Angular
© João L. dos Anjos - Angular
© Ide Gomes
© Ide Gomes
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
© Ide Gomes
© Ide Gomes
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
Cortesia de Fernandes Arquitetos Associados
© Dalton Valerio
© Dalton Valerio
© Erica Ramalho
© Erica Ramalho
© Dalton Valerio
© Dalton Valerio

Clique para abrir o mapa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.Cita:Victor Delaqua. "Arena Maracanã / Fernandes Arquitetos Associados" 13 Jul 2014. ArchDaily. Accessed 14 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/623889/arena-maracana-fernandes-arquitetos-associados?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=0750314c69-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-0750314c69-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan