SeNEMAU 2014 / Florianópolis - SC

Courtesy of SeNEMAU Floripa 2014      Courtesy of SeNEMAU Floripa 2014

O XVIII Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo - SeNEMAU Floripa, acontecerá dos dias 29 de julho a 04 de agosto no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC. O seminário é um evento anual promovido pela FeNEA, Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura, e é um momento em que os estudantes de todo o País se encontram para trocar experiências e discutir sobre o papel social do arquiteto e debater formas de democratizar o seu trabalho.

Cronograma     Courtesy of SeNEMAU Floripa 2014

A programação da semana contará com palestras, momentos de reflexão entre os estudantes, vivências na cidade, apresentações culturais e uma atividade prática, o mutirão, a ser realizado através de uma intervenção de construção numa comunidade de Florianópolis. O evento contará com a presença de convidados como os arquitetos Pedro Arantes, Tomaz Lotufo, Thiago Ferreira, o grupo Basurama e o arquiteto uruguaio Raúl Vallés, além de outros convidados. Nesse ano, a temática discutida será “Fazer a cidade, refazer a nós mesmos”:

As cidades são uma tentativa do ser humano de refazer o mundo de acordo com seus desejos. Estamos, no entanto, condenados a viver neste mundo que criamos. Convivemos com os problemas urbanos gerados através de anos de desenvolvimento excludente, que aumenta a desigualdade social, a degradação ambiental, a violência urbana, a informalidade, gerando serviços públicos de má qualidade e espaços urbanos desqualificados tanto na cidade formal quanto na cidade informal.

Veja o vídeo : http://vimeo.com/88948077

A compreensão do contexto econômico, social, cultural e espacial no qual se inserem as relações de produção arquitetônica possibilita a formação de arquitetos e urbanistas cientes da necessidade de desenhar, projetar e construir em conjunto com as comunidades.

Veja o vídeo: http://vimeo.com/98387179

O SeNEMAU, para além de um espaço dos Escritórios Modelo de Arquitetura, pretende ser um espaço aberto de contínua descoberta da cidade como reflexo de nós mesmos, de experimentação e confluência entre teoria e prática transformadora. E como disse Robert Park: “E assim, indiretamente e sem nenhuma clara ideia da natureza de sua tarefa, ao fazer a cidade, o ser humano refaz a si mesmo.

O SeNEMAU Floripa é um evento aberto, no qual qualquer pessoa pode se inscrever e participar. As inscrições já estão abertas e você pode encontrar o texto da temática na íntegra e mais informações a respeito do seminário no site ou na página do facebook.

Cita:Victor Delaqua. "SeNEMAU 2014 / Florianópolis - SC" 12 Jul 2014. ArchDaily. Accessed 13 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/623860/senemau-2014-florianopolis-sc?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=dc9aad1029-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-dc9aad1029-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan