Programação de eventos do Studio-X Rio desta semana

Esta semana o Studio-X Rio está com uma programação muito diversificada e interessante. Hoje, segunda-feira, às 18h, Renata Bartolomeu investiga a evolução tipológica da varanda na palestra Domesticidade e a Varanda. Também hoje, às 18h45, Frederico Coelho apresenta a obra do artista Hélio Oiticica.

Amanhã, terça-feira, às 18h o Studio-X recebe a organização Fake Industries Architectural Agonism (FKAA), que fornece ferramentas de arquitetura para a mediação entre os cidadãos e as instituições.

A seguir uma breve descrição dos eventos:

Domesticidade e a Varanda

10524731_783384211681704_638802922261892886_n

Renata Bartolomeu investiga a evolução tipológica da varanda
A apresentação traça uma linha do tempo na evolução da varanda na moradia carioca e sua relação com as atividades domésticas e com a cidade, até os dias atuais

Renata Bartolomeu
in/ex arquitetura é o escritório de Renata Bartolomeu, arquiteta formada pela FAU/UFRJ com mestrado na Scuola Politecnica de Design de Milão.  Mineira radicada no Rio, Renata mantém um vínculo forte com processos artesanais, ao mesmo tempo em que pratica uma arquitetura absolutamente contemporânea.

  • Data: segunda-feira, 21 de julho
  • Horário: 18h

A Obra de Hélio Oiticica

Frederico Coelho apresenta a obra do artista 
Hélio Oiticica foi um artista que, em sua geração, privilegiou o espaço como tema de reflexão estética e crítica. Ao longo de sua trajetória, criou categorias como "Crerlazer", 'Éden", "Ninhos" e "Arte ambiental" para dar conta dessa perspectiva. Outro tema central em seu trabalho foram as cidades - Rio de Janeiro e Manhattan - e as formas como a arte poderia se articular as suas particularidades espaciais. A fala apontará de forma sucinta alguns desses temas, propondo conexões com o tempo presente.

10532799_783319648354827_1227239285712769784_n

Frederico Coelho
Frederico Coelho é professor de Literatura e artes cênicas da PUC-RIo. Pesquisador, ensaísta e curador, dedica-se a temas ligados às artes visuais, música e cultura contemporânea. É autor de livros e coletâneas, além de publicar periodicamente ensaios e artigos em diversos periódicos e jornais.

  • Data: segunda-feira, 21 de julho
  • Horário: 18h45

Fake Industries Architectural Agonism

Fake Industries Architectural Agonism (FKAA) é uma entidade de limites variáveis ​​e gosto duvidoso que fornece ferramentas de arquitetura para a mediação entre os cidadãos e as instituições, a esfera pública e o conhecimento disciplinar. Criado por Cristina Goberna e Urtzi Grau a partir de sua sede em Nova York, Sydney e Barcelona, ​​FKAA conecta o mundo profissional e os ambientes da academia de arquitetura para recuperar o papel do arquiteto como um intelectual público, isto é, alguém que sinceramente arrisca sua credibilidade para questionar as crenças hegemônicas.

  • Data: terça-feira, 22 de julho
  • Horário: 18h

Via Studio-X Rio

Fonte:Romullo Baratto. "Programação de eventos do Studio-X Rio desta semana" 21 Jul 2014. ArchDaily. Accessed 21 Jul 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/624256/programacao-de-eventos-do-studio-x-rio-desta-semana

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan