Arqfilmfest lança 3ª competição internacional de filmes sobre a cidade

© Arqfilmfest                                                              © Arqfilmfest

O festival chileno de cinema e arquitetura Arqfilmfest convida, pelo terceiro no consecutivo, diretores de todo o mundo a participar do "La ciudad es...", uma competição de curta-metragens - produções de até 30 minutos de duração - e longa-metragens com foco na arquitetura, no ambiente urbano e na cidade.
A primeira versão bianual do Arqfilmfest será realizada em outubro de 2015, com o anúncio dos filmes vencedores na noite de encerramento do evento.

Hello__ms_hock                                                         Filme 'Hello Ms Hock'. Imagem © Arqfilmfest

Os curta-metragens poderão competir nas categorias de ficção, documentário, experimental e registro de arquitetura, ao passo que os longa-metragens poderão se inscrever apenas como documentário. O envio das obras audiovisuais começou no dia 20 de julho e se estende até 30 de março de 2015.
Os criadores também podem enviar produções realizadas antes de 01 de janeiro de 2011 para uma categoria que será exibida fora da competição. A categoria work in progress poderá selecionar produções que estejam sendo feitas desde 01 de janeiro de 2011 até 15 de agosto de 2015.
Viena_waits_for_you                                                              Filme 'Viena waits for you'. Imagem © Arqfilmfest

O arquiteto Miguel Ángel Contreras, diretor e fundador do evento, comenta sobre o festival:
"O cinema se encarregou de constatar que o lugar ideal não existe. As utopias são difíceis de materializar. Tendo em conta a distopia que parece ser o futuro das cidades, podemos, ás vezes, entrar na sala de cinema e viajar a mundos diferentes, onde o futuro e suas cidades se parecem mais com os lugares onde gostaríamos de viver."
Hacer_ciudad                                                        Filme 'Hacer ciudad'. Imagem © Arqfilmfest

O Festival de Cinema e Arquitetura de Santiago/Arqfilmfest surgiu em 2012 como o primeiro festival de cinema e arquitetura do Chile e da América Latina, inspirado em uma série de inciativas similares realizadas anualmente em todo o mundo desde o ano 2000.
Projetando a cidade na tela através de produções audiovisuais documentais ou de ficção, vinculadas à arquitetura ou à vida na cidade, o evento convoca diferentes atores a participar de um novo espaço de reflexão crítica sobre as cidades onde vivemos e que queremos construir, voltando o olhar para o caos, a ruína e a beleza da cidade com a qual convivemos dia a dia.
Com a bagagem de duas edições anteriores, cerca de 4 mil espectadores, mais de 160 filmes projetados, discussões, workshops, instalações urbanas e uma bem sucedida competição internacional, o Arqfilmfest veio para ficar.

Clique aqui para mais informações sobre a competição.

Hacer_ciudad_                                                             Filme 'Hacer ciudad'. Imagem © Arqfilmfest
© Arqfilmfest
© Arqfilmfest
Filme 'Viena waits for you'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Viena waits for you'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Hello Ms Hock'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Hello Ms Hock'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Hacer ciudad'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Hacer ciudad'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Hacer ciudad'. Imagem © Arqfilmfest
Filme 'Hacer ciudad'. Imagem © Arqfilmfest
Fonte:Valencia, Nicolás. "Arqfilmfest lança 3ª competição internacional de filmes sobre a cidade" [Arqfilmfest lanza 3° competencia internacional de filmes centrados en la ciudad] 29 Jul 2014. ArchDaily. (Romullo Baratto Trans.) Accessed 30 Jul 2014. http://www.archdaily.com.br/br/624672/arqfilmfest-lanca-3a-competicao-internacional-de-filmes-sobre-a-cidade

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan