Conheça 6 construções surpreendentes de arquitetura sustentável

Com origem em meados dos anos 2000, o movimento da arquitetura sustentável passou a se tornar importante para as áreas de Construção Civil e Arquitetura devido à procura cada vez mais significativa de profissionais idealizadores desse tipo de projeto, que une o aspecto urbano ao paisagismo natural.
O aumento da demanda é reflexo de uma mudança significativa de postura da sociedade com o que acontece em nosso planeta. A preocupação com o futuro impactou praticamente em todos os projetos recentes, preocupados em trazer soluções de reúso de materiais, iluminação natural e utilização de recursos naturais de forma mais consciente.
Veja seis belíssimos projetos desenvolvidos para causar menos impacto ao ambiente.
1 – Projeto Ecorium – Centro Nacional de Ecologia de Seocheon – Coreia do Sul
dia_meio__ambiente_1

dia_meio__ambiente_2

O Projeto Ecorium vem de uma iniciativa do Instituto Ecológico Nacional da Coréia do Sul e foi desenhado por um escritório do país chamado SAMOO. A obra consiste em um impressionante “ecoaquário”, uma espécie de complexo que lembra uma grande estufa coberta por placas solares, com tecnologia que avalia a temperatura externa e regula a interna automaticamente. Cada uma das áreas abriga diferentes tipos de plantas em sua extensão de 3 mil metros quadrados.
2 – Projeto SOWAWE – Departamento do Bem-Estar e Trabalho – Groningen na Holanda
dia_meio__ambiente_3

dia_meio__ambiente_4
Projetado pelo escritório L Architects para ser o Departamento do Bem-Estar e Trabalho, na cidade de Groningen, na Holanda. O programa inclui um mercado aberto, convidativo e sustentável e uma praça pública que permite a interação entre departamento, clientes e terraços do edifício, criando relações cruzadas entre os andares. Cada um dos nove pavimentos de escritório abre para um terraço individual, permitindo aos trabalhadores desfrutar de ar fresco e apreciar a vista da cidade.
3 – Escola de Arte, Design e Mídia na Universidade Tecnológica de Nanyang – Cingapura
dia_meio__ambiente_5

dia_meio__ambiente_6
O edifício desenhado por CPG Consultants. É coberto com um telhado verde, que combina com o ambiente e serve como um local de encontro. A forma da construção é simples e todo o conceito é feito de três formas sinuosas, formando um átrio no coração da escola que é resfriado por poças de água e fontes.
4 – A Escola Verde de Estocolmo – Suécia
dia_meio__ambiente_7
dia_meio__ambiente_8
A Escola Verde de Estocolmo, na Suécia, além de educar sobre alimentos produzidos localmente cria uma infinidade de espaços públicos verdes exteriores e interiores. O edifício ainda engloba uma vida escolar sustentável: do jardim de infância ao ensino médio, até os dormitórios da faculdade.
Leia mais sobre o projeto em:  Green Xchool é exemplo de sustentabilidade
5 – Projeto Bairro Solar Schlierberg – Friburgo, Alemanha
dia_meio__ambiente_9dia_meio__ambiente_10
Foi projetado com capacidade de produzir quatro vezes mais energia do que consome, provando que uma construção ecológica pode ser muito lucrativa.
6 – Green School – Bali, Indonésia
dia_meio__ambiente_11

dia_meio__ambiente_12
A Escola Ecológica, construída em Bali, na Indonésia, é autossuficiente e ensina técnicas de construção em bambu, colheita e jardinagem, além de outros itens da educação tradicional.
Leia mais sobre o projeto: A Escola mais verde do mundo

Crédito/fonte da foto: IBDI
Via: IBDI

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan