2º Ciclo de Web Seminários sobre Arquitetura e Construção Sustentável nos dias 23, 24 e 25 de abril. As palestras serão: Sustentabilidade e vida útil: impactos da NBR 15575 sobre materiais e componentes, com Vera Hachich; Arquitetura do Aço e Sustentabilidade, com Siegbert Zanettini; e A sustentabilidade sob a ótica do urbanismo, com Adriana Levisky.
Veja a programação:
23 de abril16h
Sustentabilidade e vida útil: impactos da NBR 15575 sobre materiais e componentes
A palestra mostra as simulações possíveis do comportamento dos componentes instalados, ensaios e métodos numéricos; formas de pensar o projeto e critérios para escolha dos materiais em face da análise de ciclo de vida.
Tópicos
- Requisitos gerais
- Requisitos para os sistemas estruturais
- Requisitos para os sistemas de pisos
- Requisitos para os sistemas de vedações verticais internas e externas – SVVIE
- Requisitos para os sistemas de coberturas
- Requisitos para os sistemas hidrossanitários
VERA FERNANDES HACHICH
Engenheira Civil, Mestre e Doutora em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; sócia gerente da Tesis - Tecnologia e Sistemas em Engenharia, membro do Conselho Deliberativo e coordenadora do comitê de materiais do CBCS – Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.
Foto: Marcelo Scandaroli
24 de abril16h
Arquitetura do Aço e Sustentabilidade
Como pioneiro no uso do aço no Brasil Zanettini reuniu as várias etapas dessa trajetória que ilustram a evolução do conhecimento da tecnologia do aço na solução de projetos de todas as tipologias, mostrando a versatilidade e a inovação contínua em edificações com estrutura metálica. Esta apresentação engloba também a experiência de quatro décadas como professor e 53 anos como profissional dedicados a questões bioclimáticas, ecológicas, ecoeficientes e sustentáveis.
Tópicos
- Arquitetura contemporânea/ Fundamentos
- A tecnologia do aço
- Arquitetura e responsabilidade ambiental
- Ilustração de projetos e obras
SIEGBERT ZANETTINI
Siegbert Zanettini é arquiteto urbanista e professor titular pela FAU-USP 1959. Titular da Zanettini Arquitetura, sua obra inclui 1.200 projetos realizados em mais de 5 milhões de m², além de 40 anos dedicados ao conhecimento acadêmico. Recebeu inúmeros prêmios nacionais, internacionais e de sustentabilidade.
Foto: Fabia Mercadante
25 de abril16h
A sustentabilidade sob a ótica do urbanismo
Com o objetivo de fomentar o conhecimento sobre projetos de arquitetura urbana que envolvem o equilíbrio entre aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos, valorizando assim práticas de sustentabilidade para a requalificação e revitalização das cidades, Adriana Levisky irá apresentar alguns de seus trabalhos que envolvem a viabilização de ações público-privadas, gestão urbana e instrumentos jurídicos e urbanísticos como ferramentas indispensáveis para promover o crescimento ordenado e sustentável nas cidades contemporâneas.
Tópicos
- Gestão urbana: infraestrutura, geografia, aspectos psicossociais, cultura e mercado
- Índices de mensuração dos impactos e infraestruturas urbanas
- O papel da legislação edilícia e dos instrumentos jurídicos e urbanísticos
- A ação pública, a ação privada e as perspectivas de parcerias público-privadas
ADRIANA LEVISKY
Adriana Levisky é arquiteta urbanista titular da Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da AsBEA São Paulo (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), representante do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) na CEUSO (Comissão de Edificações e Uso do Solo) e conselheira do CBCS (Conselho Brasileiro de Construção Sustentável).
Foto: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário