CAU/BR lança portal para divulgar Arquitetura junto ao público em geral


Além dos painéis de debates com a presença de importantes figuras representativas da Sociedade brasileira, o CAU/BR reservou uma surpresa para os participantes da I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo, também destinada aos inscritos  do XX Congresso de Arquitetos do Brasil.

Trata-se de uma “cabine colaborativa” destinada a gravar depoimentos audiovisuais de profissionais da área sobre arquitetura contemporânea do Brasil e seus trabalhos. Os depoimentos farão parte do conteúdo do portal “Arquitetura e Urbanismo para Todos”, lançado pelo CAU/BR durante a Conferência. Em www.arquiteturaurbanismotodos.org.br é possível assistir a vídeos e acompanhar notícias e entrevistas sobre Arquitetura e Urbanismo, além de enviar sugestões de temas.

Estima-se a gravação de cerca de cem depoimentos durante a Conferência. Deverão ser entrevistados profissionais das mais diversas regiões do País, independentemente do tempo em exercício e do porte de seu escritório, para que se tenha uma visão federativa e pluralista do repertório.

Em sintonia com o tema do evento, segundo Haroldo Pinheiro, presidente do CAU/BR, a ideia é expandir o conhecimento das atividades dos arquitetos e urbanistas junto à população em geral. E assim colaborar para a criação de uma “cultura arquitetônica” no Brasil, hoje inexistente, o que tem levado governos, empresas privadas e cidadãos a negligenciarem na exigência de qualidade das obras que contratam. Faltam estímulos para a sociedade identificar o valor da fruição do espaço arquitetônico.

O jornalista, produtor independente e escritor Paulo Markun concebeu, coordena e participa diretamente do projeto. Ele, que por dez anos foi âncora do programa “Roda Viva” (da TV Cultura), entrevistou uma série de renomados arquitetos do País, que falam sobre o que caracteriza um bom projeto arquitetônico, como se chegar a ele e quais são os bons exemplos.  Entre outros, foram entrevistados Sérgio Parada, de Brasília; Roberto Moita, de Manaus; Bruno Ferraz e Marco Antonio Borsoi, do Recife; Alberto Botti, Décio Tozzi e Rosa Kliass, de São Paulo; e Silvio Podestá e Gustavo Penna, de Belo Horizonte;  e Luiz  Eduardo Índio da Costa, do Rio.

Nos últimos 40 anos, Markun tem produzido diversos  trabalhos para jornais, revistas e TVs, a reseptio da arquitetura e urbanismo do Brasil. Os mais recentes foram as séries documentais “Arquiteturas”, com 12 episódios, com obras significativas de todas as épocas,   “Habitar-Habitat”, com 13 episódios, sobre o modo de morar do brasileiro, para o SESCTV. Esses vídeos, por gentileza do SESC-SP,  que também farão parte do portal.

Por sua característica colaborativa, inédita no setor no País, o portal continuará a incorporar conteúdos dos profissionais após a Conferência, bem como do público em geral que poderá indicar temas, nomes ou lugares a serem abordados. O portal conterá ainda pequenos vídeos explicativos do Código de Ética e Disciplina do CAU/BR, outra contribuição do Conselho para a Sociedade, zelando pelo exercício responsável da profissão.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=22024

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan