IAB recebe exposição comemorativa de 90 anos do arquiteto Harry Seidler

Departamento: IAB RJ

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) recebe, a partir de 11 de abril, a exposição “Arquitetura, arte e design colaborativo”, de Harry Seidler (1923-2006). O arquiteto é considerado um dos precursores da arquitetura moderna australiana e foi muito influenciado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a prova disso, são os documentos e imagens que foram acrescidos especialmente para a mostra no Brasil, que já passou por Estônia, Bulgária, Canadá e Estados Unidos.
Com curadoria de Vladimir Belogolovsky e co-curadoria de Wilson Barbosa Neto, a exposição reúne originais, muitos deles realizados à época dos projetos, como modelos arquitetônicos, desenhos e esboços, além de maquetes de esculturas, fotografias, filmes e documentos pessoais de Seidler. A exposição é dividida em três módulos: Casas de Sydney; Torres de Sydney; e Além de Sydney, destacando projetos célebres do arquiteto na Austrália e as principais obras desenvolvidas por ele fora do país.
“A exposição no Brasil trata com um olhar diferente a relação entre Harry Seidler e Oscar Niemeyer, não só quando ele esteve trabalhando no país, no final dos anos 1940, mas também por sua produção ao longo da carreira”, explica Wilson Barbosa Neto, arquiteto que trabalhou entre 2009 e 2010 no escritório de Seidler em Sydney e que captou, a partir de acervos familiares, os materiais extras que compõem a mostra, que antes do Rio, passou por São Paulo, no Museu da Casa Brasileira.
Serviço
Exposição “Harry Seidler: arquitetura, arte e design colaborativo”
Palestra de abertura: 11 de abril, sexta-feira às 19h30
Visitação: até 16 de maio
Local: Casa do Arquiteto Oscar Niemeyer – Sede do IAB-RJ
Horário: de segunda a sexta das 10h às 18h
Endereço: Rua do Pinheiro, nº10, Flamengo, Rio de Janeiro – tel.: 21 2557-4480 / 21 2557 4192
Ingresso: entrada gratuita
Site: http://www.iabrj.org.br/

Fonte: http://www.iab.org.br/noticias/iab-recebe-exposicao-comemorativa-de-90-anos-do-arquiteto-harry-seidler

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan