Releia os quatro artigos publicados nas últimas semanas sobre o tema Matéria.
Deixamos a seguir um parágrafo de cada.
Consciência Material, Richard Sennett
"As pessoas investem pensamento em coisas que elas podem modificar, e tal pensamento giram em torno a três problemas-chave: metamorfose, presença, e antropomorfose. A metamorfose pode ser tão direta quanto uma mudança no procedimento, como quando oleiros deixam de moldar a argila numa base fixa para erguê-la num torno giratório; oleiros que fazem ambas as coisas serão conscientes da diferença na técnica. A presença pode ser registrada simplesmente ao deixar uma marca do autor, tal como um carimbo do tijoleiro. A antropomorfose ocorre quando atribuímos qualidades humanas a um material bruto; supostamente, culturas primitivas imaginavam que os espíritos habitavam uma árvore, e portanto num corte axial da sua madeira; os sofisticados personalizam os materiais quando usam palavras comomodesto ou simpático para descrever detalhes da terminação de um móvel."
Casa em Jean Mermoz. Image © Archivo Historico José Vial Armstrong
"Dentro do mundo material não tem cabida nem aplicação, em sentido estrito, conceitos válidos no espaço geométrico tais como: igualdade, congruência, semelhança. Isso se deve a que não existe, nem é possível que exista, um corpo material “idêntico” a outro –pelo menos à escala macroscópica–: não há um diedro igual a outro, uma longitude igual à outra; não há um plano que seja plano nem um cilindro que seja propriamente um cilindro, etc. Este fato se dá tanto nos corpos naturais como nos corpos produzidos artificialmente."
Razão e Ser das Estruturas, Eduardo Torroja
"Por isso, o projetar, ainda quando só sejam estruturas, se bem tem muito de ciência e de técnica, tem muito mais de arte, de sentido comum, de afeição, de aptidão, de deleite no ofício de imaginar o traço oportuno, ao que o cálculo só agregará os últimos toques com o respaldo de sua garantia estático-resistente."
Construção, Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc
© Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc
"Deixemos aos amadores esclarecidos a preocupação de discutir a preeminência da arquitetura grega sobre a romana, desta sobre a da Idade Média; deixemo-los tratar dessas questões insolúveis; escutemo-los, se não tivermos nada de melhor a fazer, discorrer sobre nossa arte sem saber como se traça uma planta, como se talha e se assenta uma pedra: não é permitido em absoluto exercer a medicina e mesmo a farmácia sem ser médico ou boticário; porém a arquitetura, isso é outra questão!"
Fonte:Igor Fracalossi. "Quatro artigos sobre Matéria" 10 Apr 2014. ArchDaily. Accessed 11 Abr 2014. http://www.archdaily.com.br/br/01-188607/quatro-artigos-sobre-materia?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=8c2856f4fb-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-8c2856f4fb-407774757
0 comentários:
Postar um comentário