Confira aqui os textos guias da I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo

Os temas debatidos serão políticas públicas, formação profissional e ética.

Aqui você tem acesso a todos os textos base  que serão debatidos na I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo que acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Os autores são Claudia Teresa Pereira Pires, Conselheira do CAU/BR por Minas Gerais; Jefferson Salazar, Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas- (FNA)  e membro do Colegiado Permanente com a Participação das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU); Antônio Francisco de Oliveira, Conselheiro do CAU/BR pela Paraíba e 1º vice-presidente do CAU/BR e Napoleão Ferreira da Silva Neto, Conselheiro do CAU/BR pelo Ceará; 2º vice-presidente do CAU/BR.


= SÍNTESE GERAL =
“O desejo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil é aferir como a Sociedade nos enxerga. Dialogar para encontrar convergências, discutir divergências e buscar uma agenda comum. Uma aliança por políticas públicas que reconheçam o arquiteto como “intérprete e servidor da cultura e da Sociedade da qual faz parte” (como enunciado no Código de Ética e Disciplina do CAU/BR). Um pacto por cidades bem planejadas e administradas com ética, com textura digna e boa qualidade de vida, como pediram as ruas”

Leia a íntegra.
= GT 1 (22/04): “O CAU, A SOCIEDADE E AS POLÍTICAS PÚBLICAS” =

“A I Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo aponta para a necessária articulação com entidades de classe de trabalhadores e patronais (associações, sindicatos, conselhos), entidades do movimento popular, ongs, órgãos de gestão governamental, associações de gestores públicos, instituições de ensino e de pesquisa, entidades de defesa do consumidor e da sociedade, dentre outros. Queremos discutir uma agenda conjunta, simultaneamente técnica e inclusiva, pertinente ao nosso tempo, aberta ao diálogo, que conduza ao traçado para os próximos anos, de um conjunto vigoroso de diretrizes e metas para a nossa profissão que seja também qualificadora para a Sociedade”.

Autores:

Claudia Teresa Pereira Pires
Conselheira do CAU/BR por Minas Gerais


Jefferson Salazar
Presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas- (FNA)  e membro do Colegiado Permanente com a Participação das Entidades dos Arquitetos e Urbanistas (CEAU)


Leia a íntegra : “O CAU, a Sociedade e as Políticas Públicas”



        = GT 2 (23/04) “FORMAÇÃO, EXERCÍCIO PROFISSIONAL E COMPROMISSO SOCIAL” =

“O que se pode dizer atualmente do ensino acadêmico vis-à-vis a prática profissional? Como um tem evoluído em relação à outra nos últimos tempos? Esse ensino efetivamente habilita os arquitetos e urbanistas a exercerem em plenitude e com a necessária qualificação as atribuições profissionais que legalmente lhes foram concedidas? Ou, dito de outra forma: em que medida as atividades técnicas que constituem o campo profissional do arquiteto e urbanista encontram amparo na formação que estes recebem?”
Autor:


Antônio Francisco de Oliveira
Conselheiro do CAU/BR pela Paraíba e 1º vice-presidente do CAU/BR


Leia a íntegra: “Formação, Exercício e Compromisso Social”

        = GT 3 (24/04): “ÉTICA E CIDADANIA” =
“A complexidade crescente de nossa organização profissional no Brasil, que resultou na criação do nosso Conselho profissional autônomo, levou-nos também a construir o primeiro Código de Ética da profissão. O Código, com as suas cem normas, é um esforço coletivo para orientar o exercício válido da arquitetura e urbanismo. Se este Código tem uma centena de obrigações, muitas instituídas sob silenciosa oposição, é porque o que elas determinam, se razoável, não estranhamente está desentranhado da práxis profissional cotidiana. Portanto, se o patamar ético da conduta coletiva dos profissionais brasileiros fosse diferente e mais elevado do que o do restante de nossa Sociedade, em suas diversas classes sociais, poderíamos até dispor de um Código de Ética e Disciplina menos prolixo”
Autor:


Napoleão Ferreira da Silva Neto
Conselheiro do CAU/BR pelo Ceará; 2º vice-presidente do CAU/BR

Leia a íntegra: “Ética Profissional e Cidadania”

Aqui você conhece os debatedores que participarão dos Grupos de Trabalho da Conferência de Fortaleza.

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=21868

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan