Light Matters: Espaços Sagrados

Capela Villeaceron, Espanha. Arquiteto: Sancho-Madridejos Architecture Office. Imagem © Hisao Suzuki          Capela Villeaceron, Espanha. Arquiteto: Sancho-Madridejos Architecture Office. Imagem © Hisao Suzuki

A utilização da luz pode levar a diversos sentimentos: um raio de sol chama a atenção; o brilho sobrepõe; o céu noturno fascina, enquanto que uma densa floresta escura desperta medo. As religiões têm feito uso destas experiências para transmitir os aspectos místicos de suas respectivas divindades - assim, também o fazem os seus edifícios construídos.

A seguir, uma exploração das diferentes abordagens de uso da luz como veículo de significado simbólico e experiência espiritual em espaços religiosos.

Mariendom / Gottfried Böhm

Lm_yuri-palmin         Neviges Mariendom, Alemanha. Arquiteto: Gottfried Böhm. Imagem © Yuri Palmin

Mariendom, de Gottfried Böhm, em Neviges, Alemanha, envolve o visitante contemplativo em um ambiente escuro para focar sua atenção para longe do mundo material e em direção à iluminação interior. A luz do dia, que entra através de pequenas claraboias, destaca levemente o altar. O conceito joga deliberadamente com a adaptação, em que o olho se ajusta lentamente a partir de um exterior brilhante para o interior mais escuro, dando a impressão de que o ambiente se torna um pouco mais claro ao longo de vários minutos.

Capela Bruder Klaus / Peter Zumthor

Lm_thomas_mayer                                  Capela Bruder Klaus, Alemanha. Arquiteto: Peter Zumthor. Imagem © Thomas Mayer

Peter Zumthor desenvolve esse conceito de um abrigo escuro na Capela Bruder Klaus, Alemanha, onde a cavidade é composta de uma estrutura de madeira preta carbonizada. Em contraponto, as pequenas portinholas de vidro de garrafa acrescentam pontos de luz. Zumthor baseia a experiência sensual em um intenso contraste entre a luz do dia e a escuridão que surpreende o visitante. Os peregrinos são levados de uma escuridão tímida à poéticas estrelas cintilantes.

Capilla del Retiro / Undurraga Devés Arquitectos

Lm-sergio-pirrone          Capilla del Retiro, Chile. Arquiteto: Undurraga Devés Arquitectos. Imagem © Sergio Pirrone

A Capilla del Retiro no Chile, Projetada por Undurraga Devés Arquitectos, envolve a congregação dentro de uma caixa de madeira de cor escura. Apenas uma pequena fenda de luz do dia entre a parede e o teto e os reflexos indiretos que iluminam o espaço por baixo (criando a impressão de que a caixa flutua magicamente) quebram a pesada estrutura de madeira com insinuações do mundo exterior.

Al-Isrsyad Mosque / Urbane

Lm-emilio-photoimagination         Al-Irsyad Mosque, Indonésia. Arquitetos: PT. Urbane Indonesia. Imagem © Emilio Photoimagination

A Al-Irsyad Mosque na Indonésia, projetado por Urbane, saúda os fiéis com um generoso espelho d'água em frente da fachada aberta que reflete a luz de uma forma muito vívida, oferecendo ao fiel uma entrada transcendente.

Igreja da Luz / Tadao Ando

Lm-church_o_light            Igreja da Luz, Japão. Arquiteto: Tadao Ando. Imagem © Buou

Na Igreja da Luz, por Tadao Ando, a representação pictórica convencional da cruz cristã, a qual teria normalmente recebido uma ênfase leve, foi substituída por uma solução arquitetônica feita de luz pura. Isto reduz a superfície luminosa na parede frontal para duas linhas cruzadas, intensificando, assim, o contraste do brilho e colocando fiéis na presença luminosa de sua divindade.

Catedral de Brasília / Oscar Niemeyer

Lm-oscar          Catedral de Brasília, Brasil. Arquiteto: Oscar Niemeyer. Imagem Cortesia da Wikimedia Commons

A Catedral de Brasília, de Oscar Niemeyer, procura dissolver as paredes e tetos em vidro, a fim de deixar fluir a luz divina através de todo o edifício. Niemeyer aumenta a experiência com um espaço de transição cuidadosamente concebido: os visitantes deixam a luminosidade do lado de fora e entram na catedral através de um túnel.

Catedral de Cristal / Philip Johnson

Lm-crystal           Catedral de Cristal, EUA. Arquiteto: Philip Johnson. Imagem Cortesia de American Seating

A Catedral de Cristal de Phillip Johnson, na California, demonstra de forma semelhante uma abertura para o céu e mundo ao redor. Ao permitir que a luz flua uniformemente pelo interior, o projeto também redefine o equilíbrio entre o altar e os fiéis, unindo os dois elementos.

Independente das suas relações com a religião, muitos arquitetos utilizam a luz de formas impressionantes ao projetar espaços religiosos. Como Le Corbusier veio a perceber por si mesmo: "Eu ainda não experimentei o milagre da fé, mas muitas vezes tenho conhecido o milagre do espaço inefável."

Mais espaços sagrados:

Lm-jewish          Centro Judaico de Munique, Alemanha. Arquitetos: Wandel Hoefer Lorch + Hirsch. Imagem © Roland Halbe

Light Matters, uma coluna mensal sobre a luz e espaço, é escrita por Thomas Schielke. Residindo na Alemanha, é fascinado por iluminação na arquitetura, trabalha para a empresa de iluminação ERCO, publicou diversos artigos e foi co-autor do livro "Light Perspectives". Para mais informações acesse www.arclighting.de ou siga ele @arcspaces

Cita:Thomas Schielke. "Light Matters: Espaços Sagrados" [Light Matters: Sacred Spaces] 13 Apr 2014. ArchDaily. (Stofella, Arthur Trans.) Accessed 14 Abr 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-188701/light-matters-espacos-sagrados

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