“I Workshop de Desenho Paramétrico”, na UNICAP

Courtesy of UNICAP    Courtesy of UNICAP

A Universidade Católica de Pernambuco promove de 07 a 12 de abril, o I Workshop de Desenho Paramétrico, onde será abordada a teoria e prática do desenho paramétrico para a produção de arquitetura, com foco no uso dos programas Rhino e Grasshopper para definir diretrizes de projeto.

Desenho paramétrico é um tipo de sistema de desenho digital que toma por base parâmetros para a definição de modelos bidimensionais e tridimensionais, mantendo a capacidade de o modelo ser ajustado e reajustado durante todo o processo de projeto. Alterando-se os valores dos parâmetros diferentes modelos podem ser gerados e equações também podem ser prescritas para gerar uma geometria associativa. São ferramentas interativas e com flexibilidade necessária para permitir explorar múltiplas alternativas de design, possibilitando a comparação de diferentes opções e a escolha de soluções mais adequadas. Portanto, tem grande potencial para aprimorar a sistemática de produção de projeto, visando à concepção de artefatos arquitetônicos mais eficientes nos aspectos formal, espacial, funcional e ambiental.

As ferramentas de desenho paramétrico surgiram a partir dos anos de 1990, como forma de superar as limitações dos softwares de modelagem digital disponíveis até aquele momento, que eram claramente insatisfatórios, pois careciam de mecanismos apropriados para modificar interativamente o modelo uma vez que ele fosse criado. Ao longo dos anos de 1990 e 2000, diversos arquitetos empregaram essas ferramentas para a concepção de projetos. Muitos não ultrapassaram o nível da experimentação digital, mas outros se tornaram exemplos das possibilidades do desenho paramétrico, tais como a torre de escritórios da Swiss Re, projetada pelo arquiteto Norman Foster, em Londres, e o museu Mercedes-Benz, projetado por Ben van Berkel e Caroline Bos, em Stuttgart. Em 2000, Branco Kolarevic cunhou o termo arquitetura paramétrica como uma nova categoria de arquitetura digital advinda dessas tecnologias e, em 2008, Patrik Schumacher lançou o seuParametricism Manifest, no qual indicou o parametrismo como um novo paradigma para a arquitetura.

Entretanto, ainda operamos com ferramentas arcaicas de desenho digital. Embora se verifique demanda e interesse por parte de estudantes, arquitetos e urbanistas, o acesso a essas ferramentas ainda é restrito. Espera-se que o I Workshop de Desenho Paramétrico da Universidade Católica de Pernambuco possa não apenas contribuir para a difusão dessas ferramentas computacionais, mas seja também um ambiente de prática reflexiva de arquitetura contemporânea.

I Workshop de Desenho Paramétrico

  • Carga horária: 24 Horas
  • Período de realização: de 07 a 11 de abril – das 14h às 18h; 12 de abril – das 8hàs 12h
  • Público alvo: Arquitetos e estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo.
  • Pré-requisito: Não é necessário conhecimento prévio dos softwares Rhinoceros e Grasshopper, mas os estudantes deverão dispor de notebooks pessoais para que os mesmos sejam instalados.
  • Número de vagas: 25 alunos
  • Inscrições: aqui
  • Local: UNICAP - Sala 107 – Bloco D
  • Endereço: Rua do Principe, 526, Recife - PE

Fonte:Romullo Baratto. "“I Workshop de Desenho Paramétrico”, na UNICAP" 04 Apr 2014. ArchDaily. Accessed 4 Abr 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-187281/i-workshop-de-desenho-parametrico-na-unicap

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan