Evento: “Fit Cities São Paulo”, na Biblioteca Brasiliana da USP

No próximo dia 16 de abril, o USP Cidades e o Cidade Ativa promovem, na Biblioteca Brasiliana, na USP, a Conferência Fit Cities São Paulo, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUUSP) e a Faculdade de Medicina (FMUSP) e apoio do Mobilize Brasil, da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), da EMBARQ Brasil, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA).

A primeira reunião da iniciativa quer provocar a discussão sobre a qualidade dos espaços públicos da cidade e a qualidade de vida de seus habitantes, chamando atenção para os maiores problemas de saúde nos centros urbanos: obesidade, hipertensão, diabetes e doenças causadas ou agravadas pela poluição.

Temas como forma urbana, acesso a espaços públicos de qualidade, áreas verdes e exclusão territorial e social são os pilares que apoiam a urgência de políticas que priorizem o cidadão e o espaço urbano, a fim de moldar uma cidade mais ativa, inclusiva e sustentável.

Quando se pensa em soluções para a saúde urbana imagina-se sempre mais hospitais, tratamentos, medicação e dietas rigorosas. Mas o que a iniciativa Fit Cities quer desenvolver no Brasil é uma concepção mais ampla do que determina nosso estado de saúde, corporal e mental. Ao reunir especialistas e parceiros que atuam nesses campos de conhecimento, a conferência destaca a necessidade de projetos replicáveis de boa prática em urbanismo que interfiram diretamente nas condições de vida e de saúde da população em geral.

PROGRAMA

  • 9h00 Abertura – Roberta Kronka (Labaut - FAUUSP) e Dr. José Bittar (Cidade Ativa)
  • 9h15 Introdução ao movimento “Active Design”
  • 9h45 Estratégias para moldar a Cidade Ativa – Skye Duncan (Departamento de Planejamento de Nova Iorque) 10h15 Mesa redonda – Skye Duncan, Dr. Paulo Saldiva (FMUSP) e Fábio Mariz (FAUUSP)
  • 10h45 Safari Urbano – Roberta Kronka (Labaut – FAUSP) e Anna Gabriela Callejas (Cidade Ativa) 
  • 11h15 Intervalo
  • 11h45 Mesa redonda "Perspectiva institucional no Brasil" – Adriana Levisky (Asbea), Elisabete França (CAUBR), Mara Gabrilli (Câmara dos Deputados), Gisele Rodrigues (Ministério da Saúde)
  • 12h15 Por que precisamos de Cidades Ativas no Brasil? Oportunidades de projetos e pesquisas – Dr. José Bittar (Cidade Ativa) e Anna Gabriela Callejas (Cidade Ativa)
  • 12h45 Mesa Redonda – Marcos Souza (moderador), Dr. José Bittar (Cidade Ativa), Anna Gabriela Callejas (Cidade Ativa) e Miguel Bucalem (USP Cidades)
  • 13h15 Encerramento

Para mais informações, por favor visite a página dos USP Cidades.

Fit Cities São Paulo

  • Data: 16 de abril, quarta-feira
  • Horário: das 9h às 13h15
  • Local: Auditório István Jancsó, Biblioteca Brasiliana, USP
  • Endereço: Rua da Biblioteca s/n Cidade Universitária, São Paulo – SP

Fonte:Romullo Baratto. "Evento: “Fit Cities São Paulo”, na Biblioteca Brasiliana da USP" 14 Apr 2014. ArchDaily. Accessed 15 Abr 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-188956/evento-fit-cities-sao-paulo-na-biblioteca-brasiliana-da-usp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan