João da Gama Figueiras Lima, o Lelé, destaque na “Bienal de Veneza”

O mais importante evento de arte do mundo consagra o arquiteto como referência mundial em modernismo.



O arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, ao lado do amigo Oscar Niemeyer. Foto: Divulgação
O arquiteto e urbanista que mudou a imagem de Salvador com a criação das passarelas metálicas para pedestres, e fez a cidade servir como referencia para várias metrópoles no Brasil, agora passa a ser considerado uma referencia mundial em modernismo. É o carioca João da Gama Figueiras Lima, o Lelé que ganha destaque na “Bienal de Veneza”, o mais importante evento de arte do mundo.
O modernismo de João Filgueiras Lima está na programação da “14 ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza”’ que começa dia 7 de junho e vai até 23 de novembro. É uma das maiores atrações da secular “Bienal de Veneza” que começou no final do século XIX e teve a edição de artes no ano passado. Desde janeiro, quando o arquiteto holandês Rem Koolhaas, curador do evento, anunciou o tema escolhido, o trade de arquitetura está em polvorosa.
Rem Koolhaas já esteve no Brasil em 2012 para ver uma exposição sobre Lina Bo Bardi, a arquiteta italiana que criou o espaço “Casa do Benin” e o “Teatro Gregório de Matos” em Salvador. Quando fez o anunciou do tema de Veneza disse que a Bienal era sobre arquitetura e não sobre arquitetos. Agora o jornal Folha de São Paulo deu detalhes sobre a participação dos trabalhos de Lelé, de Lina Bo Bardi e de Oscar Niemeyer entre outros modernistas brasileiros.

Fonte: Tribuna da Bahia
              http://www.caubr.gov.br/?p=21860

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan