Após correção de falhas de construção, Torre da TV Digital de Brasília, de Oscar Niemeyer, deve ser reaberta até julho

Monumento de R$ 76 milhões está fechado para reparação dos erros apontados pelo Tribunal de Contas do Estado no ano passado

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
26/Maio/2015

Renato Araújo/Divulgação: Agência Brasília
A Torre de TV Digital de Brasília, no Distrito Federal, deverá ser reaberta à visitação pública até o início de julho, de acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o monumento Flor do Cerrado, inaugurado em abril de 2012 e fechado em outubro de 2013, é alvo de auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que divulgou na última semana relatório de 2014 que aponta existência de danos que "podem trazer prejuízos à segurança, à durabilidade e à qualidade da obra de R$ 76,2 milhões".
Segundo o diretor de Edificações da Novacap, Márcio Buzar, a correção dos problemas apontados pelo TCDF está em fase final, sem custo extra para os cofres públicos. Com base em estudo técnico elaborado pela unidade de engenharia do grupo Falcão Bauer, sediado em São Paulo, Buzar garantiu que o monumento não apresenta defeitos que comprometem sua estrutura e afirmou que o sistema de combate a incêndio do local passou por reparos e está pronto para ser vistoriado pelo Corpo de Bombeiros Militar.
De acordo com a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), proprietária da estrutura, a maioria das imperfeições apontadas pela auditoria foi sanada pelo consórcio Mendes Júnior/Atrium, que construiu a torre. A infiltração de água foi contida, o sistema de ar-condicionado totalmente reparado e o forro recebeu nova pintura e teve as placas de gesso defeituosas substituídas. Além disso, está em andamento a substituição dos trechos de concreto trincado ao redor do espelho d'água.
Flor do Cerrado tem 182 metros de altura, sendo 120 metros somente de estrutura de concreto armado, 50 metros de torre metálica e 12 metros de antena. O monumento tem subsolo de 10 metros de profundidade com base cilíndrica que funciona como um "caule" e que exibe duas "hastes" para abrigar dois espaços cobertos: de um lado, aos 60 m, ficará um centro de exposições; do outro lado, aos 80 m, um bar e café. Aos 110 m de altura, há um mirante com vista de 360º

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan