Cinema e Arquitetura: As plantas dos grandes clássicos do Cinema

Quarto do Pânico, questão 1.  Imagem Cortesia de Interiors Journal    Quarto do Pânico, questão 1. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Originalmente publicado na Metropolis Magazine como "Dois Artistas Utilizam a Arquitetura para Estudar Cinema", Colin Warren-Hicks cria "Interiores", uma coluna mensal que analisa espaços importantes no Cinema e TV através de projetos arquitetônicos reconstruídos - e cujos criadores também contribuem para o Archdaily com periodicidade mensal.

Pode um bom diretor de cinema ser um bom arquiteto? Essa é a premissa por trás de Interiores, que investiga criticamente a relação entre cinema e arquitetura. Cada edição mostra, em notação arquitetônica, um conjunto memorável ou cena de um filme ou série de televisão.Os diagramas são acompanhados por um longo ensaio que complementa a análise espacial.

Leia mais sobre "Interiores" - e veja uma coleção de plantas produzidas para a revista - abaixo.

F858385d80faa484524ea182b6de9888      uma planta do laboratório de Walter White e Jessie Pinkman em 'Breaking Bad.'. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Filmes como O Iluminado, de Kubrick, Annie Hall, de Woody Allen, e a animação Up, da Disney, têm sido destaque desde que os co-fundadores, Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian lançaram a série. "Nós pensamos que poderíamos iniciar uma nova conversa." Ahi diz. "E Interiores se tornou um espaço para esse tipo de conversa", acrescenta Karaoghlanian.

Theshining      O Iluminado, questão 18. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Mas como eles escolhem os filme para analisar? Em primeiro lugar, a cena em questão deve ser espacialmente convincente, a cena deve provar ser fundamental para a estrutura da narrativa cinematográfica e temática. Ahi e Karaoghlanian então consideram se a cena já foi discutida em outros lugares e em que profundidade foi estudada.

Fightclub(1)      Um diagrama de interiores mais recente mostra uma cena importante do filme Clube da Luta de David Fincher, quando os personagens de Edward Norton e Brad Pitt brigam no estacionamento.. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Mais fácil dizer do que fazer. Ahi e Karaughlanian passaram semanas analisando o primeiro tópico da "Interiores", O Quarto do Pânico de David Fincher, para determinar se recriar a planta baixa de uma cena do filme era mesmo possível. Vinte e cinco questões depois, o processo analítico, embora ainda tedioso, tornou-se um pouco mais simplificado. Um filme é assistido cena-a-cena com notas tomadas em narrativa e pistas espaciais. Cenas individuais são muitas vezes dissecadas quadro-a-quadro, cada centímetro quadrado. Uma vez que cada detalhe é estudado, desde a posição exata de uma porta ou a altura exata de um ator, o processo de diagramação e escrita formal pode começar. Ahi diz, sobre o produto final, "[enquanto] é impossível todos os nossos diagramas serem 100% exatos, nós nos esforçamos para obtê-los o mais próximo possível."

Quarto do Pânico, questão 1.  Imagem Cortesia de Interiors Journal        Quarto do Pânico, questão 1. Imagem Cortesia de Interiors Journal

O critério é extenso e a análise, metódica. "Os dois diretores que eu sinto ter uma alta compreensão da arquitetura e do espaço são Stanley Kubrick e David Fincher", diz Ahi. "O que nós descobrimos é que quando um diretor é capaz de olhar além da fachada de arquitetura e realmente incorporar o espaço interior e exterior, dentro dos temas da narrativa, em seguida, cria-se uma peça muito mais forte."

Asingleman     A Single Man, questão 21. In the Tom Ford-directed film, John Lautner's Schaffer Residence stands in for the lead protagonist's home. Imagem Cortesia de Interiors Journal

As pesquisas podem ser vistos (gratuitamente) no site Interiors e os cartazes podem ser comprados diretamente através da loja da revista.

Quarto do Pânico, questão 1.  Imagem Cortesia de Interiors Journal
Quarto do Pânico, questão 1. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Up, questão 15. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Up, questão 15. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Dial M for Murder, questão 22. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Dial M for Murder, questão 22. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Le mépris (Contempt), questão 2. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Le mépris (Contempt), questão 2. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Psycho, questão 10. Compare the floor of Room 1 of the Bates Motel with that found in Steven Jacobs's book, The Wrong House: The Architecture of Alfred Hitchcock. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Psycho, questão 10. Compare the floor of Room 1 of the Bates Motel with that found in Steven Jacobs's book, The Wrong House: The Architecture of Alfred Hitchcock. Imagem Cortesia de Interiors Journal
A Single Man, questão 21. In the Tom Ford-directed film, John Lautner's Schaffer Residence stands in for the lead protagonist's home. Imagem Cortesia de Interiors Journal
A Single Man, questão 21. In the Tom Ford-directed film, John Lautner's Schaffer Residence stands in for the lead protagonist's home. Imagem Cortesia de Interiors Journal
uma planta do laboratório de Walter White e Jessie Pinkman em 'Breaking Bad.'. Imagem Cortesia de Interiors Journal
uma planta do laboratório de Walter White e Jessie Pinkman em 'Breaking Bad.'. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Um diagrama de interiores mais recente mostra uma cena importante do filme Clube da Luta de David Fincher, quando os personagens de Edward Norton e Brad Pitt brigam no estacionamento.. Imagem Cortesia de Interiors Journal
Um diagrama de interiores mais recente mostra uma cena importante do filme Clube da Luta de David Fincher, quando os personagens de Edward Norton e Brad Pitt brigam no estacionamento.. Imagem Cortesia de Interiors Journal
O Iluminado, questão 18. Imagem Cortesia de Interiors Journal
O Iluminado, questão 18. Imagem Cortesia de Interiors Journal
The Dark Knight, questão 7. Imagem Cortesia de Interiors Journal
The Dark Knight, questão 7. Imagem Cortesia de Interiors Journal

Fonte:Warren-Hicks , Colin . "Cinema e Arquitetura: As plantas dos grandes clássicos do Cinema" [INTERIORS: The Monthly Zine Mapping Film's Fascinating Spaces] 07 Mar 2014. ArchDaily. (Julia, Maria Trans.) Accessed 8 Mar 2014. http://www.archdaily.com.br/br/01-181686/cinema-e-arquitetura-as-plantas-dos-grandes-classicos-do-cinema?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=9c90eb826b-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-9c90eb826b-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan