Série sobre arquitetura sustentável estreia na TV Brasil

Mais da metade da população mundial vive hoje em grande aglomerações urbanas. Em 2050, serão mais de dois terços dos habitantes do planeta.

As cidades provocam uma grande parte dos problemas ambientais do mundo, já que produzem enormes quantidades de gases tóxicos e de lixo. Há escassez de energia, de água e de matérias-primas. Como é possível frear esta tendência? Onde estão sendo desenvolvidas novas forma de convivência, perspectivas e arranjos produtivos inteligentes? Como a “arquitetura verde” pode oferecer novas ideias para as mudanças ecológicas necessárias?

A série Ecopia – Construção inteligente – Vida sustentável, que a TV Brasil exibe a partir do dia 8 de março, sábado,às 20h30, busca responder a essas perguntas ao mostrar exemplos de ideias inovadoras e soluções para problemas concretos nas áreas de arquitetura e urbanismo nas cidades, escolas, estádios, museus, teatros, bibliotecas e hotéis, entre outros.

O primeiro episódio, intitulado “Mundos Urbanos”, destaca dois modelos de planejamento urbano sustentável: o projeto HafenCity, em Hamburgo, no Norte da Alemanha, e a cidade ecológica de Tianjin, no leste da China. Em HafenCity surgem dez novos bairros naquele que é atualmente considerado o maior canteiro de obras da Europa. Na antiga zona portuária à beira do rio Elba, está sendo criado um novo centro urbano. Já a ecológica Tianjin, se eleva sobre uma área verde. A cidade-satélite deverá servir principalmente de campo de testes para tecnologias mais amigáveis ao meio ambiente, que poderão reduzir drasticamente o consumo energético nas cidades chinesas.

A série é uma produção alemã da emissora Deutsche Welle, com 26 minutos de duração. A produção executiva é de Marinela Liptcheva-Weiss e o texto e a direção de Eva Mehl.

Serviço
Ecópia – Construção Inteligente. Vida Sustentável

Fonte: http://www.caubr.gov.br/?p=20462

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan