Aconteceu ontem (01/07) palestra de Paulo Mendes da Rocha sobre Vilanova Artigas

O arquiteto Paulo Mendes da Rocha fez ontem (01/07) uma palestra sobre João Vilanova Artigas, cujo centenário de nascimento é comemorado neste ano.
A palestra, às 20h, no Itaú Cultural,  em São Paulo, antecedeu o lançamento do livro “Vilanova Artigas”, editado pela Terceiro Nome, com uma seleção de projetos, desenhos originais e fotos antigas e atuais da obra do arquiteto.
O Itaú Cultural abriga também a exposição Ocupação Vilanova Artigas, dedicada a este que é um dos mais importantes arquitetos e urbanistas do Brasil. Instalada em todo o mezanino do instituto e com curadoria compartilhada entre a equipe Itaú Cultural, a sua filha Rosa e o arquiteto Alvaro Razu. A mostra, inaugurada em 24 de junho, ficará aberta para o público até 9 de agosto. Saiba mais, clicando aqui.
Considerado o fundador da chamada “escola paulista”, também chamada de “brutalismo paulista”, Artigas teve entre seus discípulos Paulo Mendes da Rocha, Joaquim Guedes e Sérgio Ferro. Saiba mais clicando aqui.
A palestra, o livro  e a exposição são algumas frentes do projeto “Artigas 100 anos”, composto também por pela cinebiografia do arquiteto e o site do arquiteto. Clique para acessá-lo.
O documentário sobre Artigas foi escrito e dirigido por Laura Artigas, neta do arquiteto, juntamente com Pedro Gorsky. Um dos depoimentos colhidos é de Paulo Mendes da Rocha, para quem Artigas “era como uma força incrível, esse homem inaugural”. Veja abaixo um trecho da entrevista:


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan