Vilanova Artigas / Rosa Artigas



O livro pretende oferecer algumas pistas para a trajetória de Vilanova Artigas, por meio da publicação de 43 projetos, construídos e ainda existentes, realizados pelo arquiteto e inclui algumas obras inéditas. 

Páginas do livro "Vilanova Artigas"
Páginas do livro "Vilanova Artigas"

Artigas é um homem do "breve século XX", nasceu durante a Primeira Guerra Mundial e faleceu antes da queda do muro de Berlim. Partindo desta ideia, a historiadora e filha do arquiteto Rosa Artigas, após cinco anos de pesquisas nos acervos de Vilanova Artigas, teve a ideia de mostrar os projetos de Artigas sob o viés histórico. Somente os dois planos urbanísticos, o concurso do Plano Piloto de Brasília e a proposta de reurbanização do Vale de Anhangabaú, não foram executados e integram a seleção apresentada. 

Páginas do livro "Vilanova Artigas"
Páginas do livro "Vilanova Artigas"

A abordagem transforma este livro na história de uma arquitetura e de sua linguagem, o desenho, tema caro à produção teórica de Vilanova Artigas. Os projetos feitos a lápis nos anos 1940, por exemplo, revelam uma improvável modernidade com sabor artesanal, evidência da contradição entre a ideia, a linguagem e os meios de fazer típicos da modernidade no Brasil. Para sugerir essa leitura e assinalar a apresentação do material histórico, o projeto gráfico tratou os desenhos deixando visíveis as marcas do tempo. As obras foram organizadas por tipo de programa – casas, apartamentos, escolas, edifícios comerciais e institucionais, conjuntos habitacionais, planos e equipamentos urbanos – dispostas em ordem cronológica dentro de cada tema. A forma como os projetos estão apresentados possibilita revelar com mais clareza os pontos de inflexão, as continuidades e as retomadas de caminhos a partir da análise de objetos construídos em condições semelhantes quanto a dimensões, ao uso, aos meios técnicos e à relação com o entorno construído, considerados na obra de um único arquiteto.

Páginas do livro "Vilanova Artigas"
Páginas do livro "Vilanova Artigas"

FICHA TÉCNICA
Autor: Rosa Camargo Artigas
Coautoria: Marco Artigas
Editora: Terceiro Nome
Idiomas: Português / Inglês
Projeto gráfico, capa e diagramação: 2 + 2 – Darkon
Direção: Mary Lou Paris
Pesquisa: Marco Artigas
Assistente de pesquisa: Gustavo Ziviani
Edição e comunicação: Daniel Navarro Sonim
Preparação de texto: Luciana Araújo
Tratamento de imagens: Jorge Bastos
Administração e vendas: Dominique Ruprecht Scaravaglioni e Douglas Bianchi

Páginas do livro "Vilanova Artigas"
Páginas do livro "Vilanova Artigas"

Para comprar o livro ou buscar mais informações, clique aqui.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan