Dicas de como apresentar um projeto de arquitetura

Para convencer os clientes sobre seus projetos, os escritórios de arquitetura possuem estratégias próprias, para isso, promovem a apresentação de seus trabalhos, que incluem: palestras, projeção de imagens e introdução de conceitos. Separamos algumas dicas para auxiliar na demonstração dos trabalhos.
Preparo
1 - Primeiro, deve-se fazer uma introdução, apresentando seu planejamento. Tratar desse briefing é a chave para que haja aproximação da meta a ser atingida entre cliente e arquiteto. Capte a atenção dos participantes desde o início.
2 - Definir um conceito para cada projeto garante unidade ao trabalho apresentado. Após a apresentação do breve conceito, damos início à apresentação do projeto de arquitetura, com diferentes soluções estéticas, de forma a atender às necessidades do cliente.
3 - Ao iniciar a apresentação, procure destacar aspectos relevantes do programa de necessidades e do organograma de funções da edificação, e descrever como tais aspectos foram contemplados no projeto.
4 - A apresentação das imagens do projeto pode ser feitas através de animações, filmes e fotos. A quantidade de imagens deve variar entre quatro e seis, e incluir plantas, cortes, fachadas e quadros de área.
5 – Fique atento as novas tecnologias de mídias, para estar sempre um passo a frente nas suas apresentações.
6 – De olho no tempo. Procure ter a duração de uma hora.
Formas de apresentar
1 - Descontraia a apresentação. Para que não se transforme em um tédio, vale oscilar o tom de voz, fazer brincadeiras, lançar perguntas para testar a atenção e ser didático. Essas são fórmulas aconselháveis para que os participantes relaxem.
2 – Ao explicar o projeto, dê exemplos. Mostre ilustrações, croquis, maquetes volumétricas, plantas de referência do projeto e deixe aberto a questionamentos. Desta forma, facilita a compreensão.
3 – Solução clara e funcional é mais importante do que belíssimas apresentações.
4 – Evite termos técnicos, entretanto, pode ser interessante ampliar o repertório de seu cliente, utilizando novos termos, seguidos de uma breve explicação.
Documentação
1 – A documentação deve conter as informações necessárias para a compreensão das soluções apresentadas aos clientes.
2 – A entrega do material apresentado deve dar condições de pleno entendimento do projeto.

3 – Prepare uma apostila com todas as informações apresentadas como plantas, cortes, fotos, perspectivas, estimativa de custos, etc. e entregue ao cliente no fim da apresentação. Ter seu material em mãos estreita os relacionamentos.
Fim da apresentação
1 – As dúvidas e perguntas precisam ser tratadas de forma natural, pois isso representa o interesse do cliente.
2 – As eventuais dúvidas que surgirem também podem ser deixadas para serem discutidas após a apresentação. Além disso, é bastante comum que se organize uma reunião extra para discutir diferentes soluções.
3 – As apresentações de projetos de arquitetura bem-sucedidas fazem parte do planejamento do escritório. Conquistam clientes e garantem projetos.

Crédito/fonte da foto: Vivi Freitas e Abril:                                                                                                         Via : Estudantes de arquiteturaClique arquitetura e Espaço arquitetura 

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan