Projeto Arquiteto de Família promove reformas e construção de casas

A partir de mutirões, objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida e levar mais saúde a famílias que moram no morro Vital Brasil, em Niterói

 (Foto: Globo)    Sandra conversa com Mariana Estevão, arquiteta e criadora do projeto (Foto: Globo)

Com pequenas mudanças em infraestrutura, os moradores do Morro Vital Brasil, em Niterói, constroem soluções para viverem num lugar agradável e que também faça bem à saúde. De porta em porta, o Arquiteto de Família transforma moradias e ruas.

Consertar esgotos a céu aberto, arrumar um telhado, reformar uma casa e até fazer novas construções estão entre as atividades realizadas pelo mutirão de obras realizadas pelo Arquiteto de Família.
— A gente trabalha por demanda espontânea. A família nos procura, a gente agenda uma visita, faz uma avaliação, observa se a casa pode ser reformada e construímos junto com a família — explica Mariana Estevão, arquiteta e criadora do Arquiteto de Família.
Segundo a estudante e estagiária do projeto Mariana Azeredo, as intervenções realizadas nas residências vão além do conforto, contribuindo também com a saúde do morador. Exemplo disso, é a casa de José Carlos da Silva, que, com a ajuda do Arquiteto de Família, pode melhorar a ventilação da residência, diminuindo a umidade e prevenindo doenças respiratórias.
Além do trabalho em equipe, o projeto incentiva a reciclagem. Uma das maneiras que a inciativa encontrou de viabilizar as obras foi através do Eccobanco, dinheiro usado na comunidade para que o morador possa trocar caixas tetra pack pela moeda social. A cada dois meses, acontece uma feira, onde é possível trocar o Ecobanco por material de construção.

Quer saber mais sobre o projeto, confira o vídeo :  http://globotv.globo.com/rede-globo/como-sera/v/projeto-arquiteto-de-familia-promove-reformas-em-casas-e-edificios/3998835/

Fonte: http://redeglobo.globo.com/como-sera/noticia/2015/02/projeto-arquiteto-de-familia-promove-reformas-e-construcao-de-casas.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan