Iluminação Zenital

por Niti Sirtoli

 iluminacao-zenital-1

Iluminação zenital é uma técnica bastante utilizada com a intenção de fazer com que a luz natural penetre no ambiente através de pequenas ou grandes aberturas criadas na cobertura de uma edificação. Usa-se este processo quando há um certo tipo de deficiência com a iluminação lateral – das janelas. É recomendada em ambientes profundos e espaçosos. As aberturas não podem ser superior a 10% da área do piso, podendo resultar em diversos problemas térmicos.

Vantagens: Oferece maior uniformidade e iluminação sobre o local. A ventilação do espaço ocorre naturalmente pela facilidade de propiciar o efeito chaminé.

Desvantagens: É mais complicada a manutenção em relação à janelas. Há uma dificuldade maior para proteger os objetos da luz solar e da ventilação.

Temos alguns tipos de aberturas zenitais como:

Os Sheds ou Dentes de Serra– Mais utilizados em fabricas, forma na cobertura uma espécie de dentes serrilhados, os projetos para este tipo de cobertura ficam mais eficaz quando voltados para o sul.

SHED ZENITAL

Lanternins- abertura do telhado com formas de v ao contrario, ideal para conseguir também ventilação, permite a renovação continua de ar, tem maior eficácia quando instalado voltado para o norte-sul.

lanternins zenital

Claraboias – São as mais conhecidas e utilizadas em residências, necessitam de um bom projeto, pois acabam tendo o aumento na temperatura dos ambientes, então vale a pena rever sua disposição e tamanho, mas com certeza vale a pena abusar desse elemento.

claraboia 2

Claraboias tubulares – são Domus com tubos reflexivos e que conduzem a luz natural ate o ambiente, muito utilizado em coberturas que tem necessidade de ganhar grandes vãos.

TUBULAR

Cúpulas- Conhecidas como cúpulas ou Domus, distribuem melhor a luz natural pela sua arquitetura elíptica. Os domus estão presentes em grandes obras de nossa historia como o Pantheon e ate hoje utilizados como museu de Guggenheim.

Pantheon

Átrio - É o espaço central de uma edificação que recebe uma abertura, utilizado principalmente em edifícios com múltiplos andares com galerias comerciais entre outros.

atrio 2

Os materiais translúcidos podem ser de vidro, acrílico, policarbonato entre outros!!

Artigo feito com base no trabalho da Sileine Arquitetura.!

Fonte: http://universoarquitetonico.com.br/iluminacao-zenital/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan