Arquitetura: 5 documentários sobre arquitetos

arquitetura


1. Oscar Niemeyer – A vida é um sopro
O documentário Oscar Niemeyer – A vida é um sopro, de 2007, reconstrói a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira: Oscar Niemeyer. Sua história está ligada às transformações do Brasil no último século.
Aos que quiserem assistir o filme, eis aqui o link: OSCAR NIEMEYER-AVIDA É UM SOPRO.

2. Reidy – A construção da utopia
O documentário “Reidy – A construção da utopia”, dirigido e produzido por Ana Maria Magalhães, retrata a obra do arquiteto Affonso Eduardo Reidy e sua permanência na atualidade. Vencedor na categoria melhor longa-metragem no gênero documentário no Festival do Rio de 2009 e vencedor do prêmio “Pólis” no CINE’ ECO 2010, em Portugal, o longa será lançado pelo Selo Coleção Canal Brasil. Nascido em Paris e radicado no Rio de Janeiro, o urbanista Affonso Eduardo Reidy é um dos pioneiros da arquitetura moderna. Em projetos notáveis, como o Conjunto Habitacional do Pedregulho, o qual ganhou a Bienal de 1953, o Aterro do Flamengo e o Museu de Arte Moderna, todos realizados no Rio, Reidy apresenta apuro arquitetônico e elege o homem como o centro de suas atenções. “A idéia de realizar um filme sobre o Reidy partiu de sua companheira e parceira, a engenheira Carmem Portinho. Aceitei a sua convocação por ela ser minha tia, irmã mais velha de minha mãe, mas também porque admirava a obra desse grande arquiteto e urbanista”, diz a diretora e produtora Ana MariaMagalhães. No filme, a sua trajetória é abordada desde os anos 30 até a inauguração do Aterro do Flamengo, no final da década de 60. Sua obra é debatida nas entrevistas exclusivas com o urbanista Lucio Costa,com a engenheira Carmen Portinho, parceira no projeto do Pedregulho e do MAM (Museu de Arte Moderna), com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e com o francês Roland Castro, que apresenta um contraponto entre Paris e Rio.
Infelizmente, não achei links para baixar. Mas deixo o trailer do filme.

3. Sketches of Frank Gehry – Esboços de Frank Gehry
Ninguém duvida que os projetos de Frank Owen Gehry são ousados e geram muita discussão, mas como o arquiteto chega à concepção dessas obras fantásticas?
Tudo isso é exibido no documentário Sketches of Frank Gehry (Esboços de Frank Gehry, em tradução livre) que foi lançado em 2005 e dirigido por Sydney Pollack. Com entrevistas, filmagens nos EUA e Alemanha e com cenas do processo criativo de Gehry, o documentário mostra ainda alguns detalhes da vida deste grande arquiteto.
Frank Gehry é um dos mais famosos e enigmáticos arquitetos do mundo, reverenciado por seu estilo desconstrutivista e uso inventivo de diferentes materiais em formas arrojadas como o Guggenheim de Bilbao e o Walt Disney Concert Hall. Este documentário tenta mostrar um pouco do processo criativo de Gehry, intercalado com entrevistas de alguns de seus admiradores e críticos como Herbert Muschamp e o músico Bob Geldof.
Link do filme completo: SKETCHES OF FRANK GEHRY
4. How does your building weigh, Mr. Foster?
O filme retrata a vida de Norman Foster desde as suas origens em Manchester até atingir sua indiscutível fama como um dos arquitetos mais conhecidos do mundo. No documentário ele fala sobre arquitetura, sua importância e complexidade de realizá-la cumprindo sua função transformadora de realidades.  Link para baixar: HOW DOES YOUR BUILDING WEIGH, MR. FOSTER?
5. Bauhaus – a face do século XX
Esse documentário em especial não é sobre arquiteto, na verdade há um arquiteto modernista que teve lá sua importância no filme: Walter Gropius, fundador da escola de arte, design e arquitetura mais alternativa que já existiu no século XX. No documentário vocês vão entender um pouco sobre as três fases da Bauhaus e toda a sua história e seus conflitos entre as grandes guerras. Para facilitar a vida de vocês, deixarei o documentário completo abaixo =P.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan