Escola da Cidade promove o seminário "Metrópole e Cultura"

Escola da Cidade recebe nesta quarta-feira, 19 de agosto, a socióloga Maria Arminda Arruda para a aula aberta “Metrópole e cultura”, título também de seu livro recém-reeditado pela EDUSP. A aula será seguida de um debate com a participação dos professores da Escola da Cidade, Fernando Viégas e José Guilherme Pereira Leite.
Fruto de uma tese de livre-docência concluída em 2001, "Metrópole e Cultura – São Paulono Meio Século XX" analisa a efervescência cultural da capital paulista nas décadas de 1940 e 50. Nas palavras da autora, “os ensaios que compõem a obra abordam diferentes linguagens – teatro, sociologia, poesia e arte concretas – no cenário de intensa urbanização e transformação de São Paulo em metrópole, no pós-Segunda Guerra Mundial”. O recorte temporal que estrutura o trabalho procura atentar para acontecimentos artísticos e culturais emblemáticos como a dramaturgia de Jorge Andrade, as peças do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), a criação do MASP, a emergência de vanguardas poéticas e visuais, além da sociologia de Florestan Fernandes.
Maria Arminda Arruda é professora titular de Sociologia da Universidade de São Paulo(USP), onde leciona desde os anos 1970. Bacharel em Ciências Sociais, é mestre, doutora e livre-docente em Sociologia pela mesma Universidade. Arminda é uma pioneira na prática da sociologia cultural no Brasil pesquisando grandes temas como História Social dos Intelectuais, da Literatura e das Artes, Sociologia da Comunicação de Massas e Teoria Social. Desde 2010 é Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP. É membro do Comitê Institucional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) e coordena diversos projetos de pesquisa vinculados à CAPES/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação) e à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). É autora de diversos livros, ensaios e artigos, dentre os quais se destacam “Mitologia da mineiridade” e este “Metrópole e Cultura – São Paulo no Meio Século XX”.
Fernando Viégas é arquiteto e urbanista e mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP. Sócio-fundador do escritório Una Arquitetos e professor da Escola da Cidade, onde coordena, com o arquiteto Alvaro Puntoni, o curso de pós-graduação “Geografia, Cidade e Arquitetura”.
José Guilherme Pereira Leite, bacharel em ciências sociais, é mestre em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP, professor da Escola da Cidade e atual coordenador doSeminário de Cultura e Realidade Contemporânea.
Seminário "Metrópole e cultura"
  • Data: 19 de agosto, quarta-feira
  • Horário: 18h
  • Local: Teatro Aliança Francesa
  • Endereço: Rua General Jardim, 182, São Paulo-SP
Fonte: "Escola da Cidade promove o seminário "Metrópole e Cultura"" 18 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado18 Ago 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/772046/escola-da-cidade-promove-o-seminario-de-cultura-e-realidade-contemporanea

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan