A importância do projeto executivo no custo final

A importância de qualidade e tempo para realizar o projeto executivo                                                              A importância de qualidade e tempo para realizar o projeto executivo

Quanto custa o projeto? No final das contas isso é importante. Levantamento de custos é algo demorado devido a complexidade do projeto. É preciso levantar os custos das esquadrias, portas, vedação, pintura, piso, estrutura, tubulação e todas as demais infraestruturas do projeto. O Arquiteto tem uma atribuição no que se refere ao gerenciamento de uma obra. Lidar com a todas as infraestruturas que fazem parte de um projeto. O chamado projeto de compatibilização, projeto que nos mostra se todas as coisas estão no lugar sem conflito.
Posterior a isso é o projeto executivo que mostra como construir. Se no projeto de compatibilização vemos os conflitos, no projeto executivo mostramos como construir: assentar um piso, algum detalhe de forro ou vedação. Tudo isso é o planejamento. Ferramenta importante para diminuir o custo da obra e evitar super faturamento, uma das origens dos desvio de recursos público e corrupção.
Acontece que em nosso país temos pressa em executar uma obra. Como diz o ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Portanto não dá tempo para entregar um projeto executivo bem feito. Ou pior às vezes a obra começa sem mesmo ter projeto de compatibilização. Os projetos são feitos junto com obra e as chances de aparecem imprevistos são muito maiores. Isso não quando surgem as soluções improvisadas que compromete a segurança da edificação.
Com tudo isso o preço de uma obra extrapola e acaba saindo tudo mais caro.
Portanto temos que tentar reverter isso essa pressa, não acrescenta em nada e torna a obra mais longa e mais cara. Enquanto no Brasil gastamos 1/3 em planejamento e projeto e o restante em execução, no Japão isso é o inverso é gasto duas vezes mais tempo em planejamento. Tudo isso torna a obra mais rápida e com custo menor. Em medida isso se deve ao avanço tecnológica do Japão com obra seca e estrutura pré moldadas.
Se quisermos obra de qualidade, bem executadas e com custo dentro da previsão, é necessário exigir que se gaste mais tempo planejando, é preciso saber argumentar sobre isso e mostrar que isso traz um trabalho bem feito para quem constrói. Resta as construtoras e políticos entenderem as vantagens que favorece a todos.

PUC Minas
Rogério Guimarães Misk Filho.
Acesse também o canal do ARQmente no youtube:https://goo.gl/V9oJj9

Fonte: https://arqmente.wordpress.com/2015/08/19/a-importancia-do-projeto-executivo-no-custo-final/

1 comentários:

Marry on 17 de janeiro de 2016 às 10:24 disse...

Sensacional! Parabéns!

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan