Urbanismo e gênero: criação de percursos em Buenos Aires que refletem a vida das mulheres

A Carta Europeia de Garantia dos Direitos Humanos na Cidade (Saint-Denis, 2000) estabelece a vontade de integrar o vínculo social de forma duradoura no espaço público partindo do princípio da igualdade, destinado a incrementar a consciência cidadã de todos os seus habitantes.

Neste contexto, as 146 organizações da sociedade civil que integram o Conselho de Planejamento Estratégico da Cidade de Buenos Aires acabam de aprovar uma nova iniciativa legislativa destinada a criação de itinerários turísticos, culturais e educativos que refletem a vida das mulheres e sua importância na história social e política.

Esta iniciativa, que impulsionou o Trabalho de Gênero integrante do Conselho, propõe incorporar a história das mulheres à narrativa urbana através de marcos públicos incorporados no espaço urbano (monumentos, nomes de ruas, calçadas, etc.) como aqueles que conformam o patrimônio tangível e intangível da cidade e que contribuem para a memória coletiva local.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

O projeto aborda uma expressão simbólica que consolida um espaço urbano mais igualitário e inclusivo com marcos compostos por relatos, vozes e imagens em uma sequência narrativa com perspectiva de gênero. Trata-se de recuperar aquelas mulheres que, como agentes de mudança através do tempo, foram protagonistas dos mais significativos movimentos sociais, políticos e culturais.

Mulheres que fizeram história

Estes itinerários constituíram rotas temáticas que colocam em valor este patrimônio cultural promovido por mulheres na criação de espaços de solidariedade, de fortalecimento da cidadania e da recuperação coletiva da história dos bairros. Os principais objetivos são:

  • Incorporar e dar visibilidade à história das mulheres na narrativa urbana a partir de uma perspectiva de gênero, contribuindo para valorização, preservação e difusão do patrimônio cultural, material e imaterial
  • Promover ações que articulem setores de cultura, de educação e de turismo com a participação ativa da população no resgate, na preservação e na valorização do patrimônio.
  • Contribuir para a construção de uma cidade mais segura, igualitária e inclusiva, ao dotar, através dos itinerários, de densidade e qualidade os espaços públicos (ruas, parques, calçadas).
  • Promover iniciativas nos bairros populares que tendem a fortalecer o sentido de pertencimento local, a coesão social e o papel das mulheres como verdadeiras protagonistas locais da mudança.

O circuito oferece uma sequência narrativa que vincula diferentes marcos urbanos, físicos e simbólicos: 1) Fonte das Nereidas; 2) Marcos Urbanos de Puerto Madero; 3) Parque das Mulheres Argentinas; 4) Ponte da Mulher; 5) Monumento a General Juana Azurduy; 6) Plaza de Mayo e Pirâmide de Mayo; 7) Salão Eva Perón da Legislatura da Cidade deBuenos Aires; 8) Casa de Alicia Moreau de Justo; 9) Edifício Gath & Chaves; 10) Convento das Catalinas; 11) Casa Natal de Victoria Ocampo; 12) Edifício Harrod´s; 13) Edifício Kavanagh; y 14) Museu da Imigração.

De Puerto Madero à Plaza de Mayo

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Fonte das Nereidas    Fonte das Nereidas

O percurso começa na Fonte de Nereidas (1903), na parte sul da cidade de Buenos Aires. Trata-se de uma magnifica obra da escultora Lola Mora, pioneira no país. Ela inspira-se na mitologia clássica, com figuras nuas que representam as filhas do deus Nero e da deusa Vênus.

Ele continua pelo bairro de Puerto Madero, com a nominação das suas ruas que recupera as mulheres de origens sociais e nacionalidades diversas, que tiveram em comum sua luta pela igualdade e a liberdade, tal como: Alicia Moreau de Justo 1885-1986), Juana Manso (1819-1875), Encarnación Ezcurra (1795-1838), Camila O’ Gorman (1828-1848), Azucena Villaflor (1924-1977), Victoria Ocampo (1890-1979), Olga Cossettini (1898-1987), Martha Lynch (1929-1985), Macacha Güemes (1787-1866), entre outras.

No próprio Puerto Madero percorre-se o brilhante Parque das Mulheres Argentinas, cuja geometria irregular simboliza a identidade comum e a diversidade das mulheres. E também, a Ponte da Mulher, situada sobre o Dique 3, que é um ícone urbano projetado por Santiago de Calatrava, em 2001, para tornar visíveis aquelas mulheres que fizeram história.

Outro marco incluso no roteiro é o recém inaugurado Monumento a Juana Azurduy na Plaza Colón, atrás da Casa Rosada, que foi a protagonista das lutas para a independência dos países da América do Sul. Na mítica Plaza de Mayo, está a Pirâmide de Mayo que, além de abrigar a memória coletiva, foi o eixo ao redor do qual “Mães e Avós da Praça de Maio” resignificaram durante a última ditadura militar (1976-1983) os desejos de liberdade de 1810 no silencioso grito pela “memória, verdade e justiça”.

A poucos metros dali, está a Assembleia Legislativa da Cidade de Buenos Aires onde Eva Duarte de Perón “Evita” (1919-1952) estabeleceu seu escritório de trabalho como Presidenta da Fundação Eva Perón, e foi onde conseguiu a sanção da Lei de Sufrágio feminino e apresentou uma ampla ação que visava os setores mais pobres da população.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Varanda do gabinete de Eva Peron        Varanda do gabinete de Eva Peron

Do Microcentro à Plaza San Martín

No torno da Plaza de Mayo encontra-se a tradicional rua pedonal Florida, que no final do século XIX recebeu as grandes lojas de Buenos Aires, como as galerias Gath & Chaves e Harrod´s, cuja arquitetura era similar a das galerias parisienses e londrinas. A cidade gerava novas demandas domesticas de trabalho de mão-de-obra feminina, em uma escala de prestigio ascendente que envolvia desde empregadas domesticas a construtoras, telefonistas, vendedoras, administradoras e professoras. Estas lojas concentraram o trabalho assalariado feminino com a incorporação de “vendedoras”, que envolvia um grande avanço social em relação às costureiras.

Alicia Moreau de Justo (1885-1986) foi uma figura importante do feminismo e do socialismo argentino, cujos ideais manteve durante toda sua vida. Foi uma ferrenha defensora dos direitos humanos e da dignidade cidadã. Sua casa, situada em pleno Microcentro portenho, na rua San Martín (entre Tucumán e Lavalle), forma parte central do itinerário proposto.

Muito próximo dali está o Convento das Catalinas, na rua San Martín, 705, que abrigou o primeiro monastério de monjas de clausura de Buenos Aires (1745) sob a invocação de Catalina de Siena, doutora da Igreja e peça chave como conselheira e mediadora, na complexa realidade italiana do século XIV, trabalhando pela paz e unidade da Igreja e desta com os Estados.

Também no Microcentro está a casa de Victoria Ocampo (1890-1979) escritora, jornalista, editora e protagonista dos movimentos feministas, intelectuais e antifascistas da Argentinae da Europa. Em sua intensa trajetória, fundou a revista Sur, uma publicação vanguardista que foi considerada peça literária destacada na cultura mundial do século XX.

Itinerários com perspectiva de gênero

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Edifício Kavanagh     Edifício Kavanagh

O circuito se encerra no Edifício Kavanagh (1936), situado sobre a Plaza San Martín. Talvez seja esta uma das obras de arquitetura mais significativas da cidade. Foi o primeiro edifício totalmente construído em concreto armado e conta com condicionadores de ar central nos seus apartamentos. Como residência predileta de uma burguesa portenha ascendente, a obra foi produto do empenho e da fortuna de Corina Kavanagh, e hoje é considerada pela UNESCO Patrimônio Mundial da Arquitetura.

Desde o Conselho de Planeamento Estratégico da Cidade de Buenos Aires se desenha uma cidade mais criativa e inovadora através da adoção de espaços sensíveis e de socialização orientados a reduzir as assimetrias de gênero e recuperar o papel das mulheres no patrimônio histórico e cultural local.

Em consequência disso, através destes itinerários didáticos fomenta-se a participação cidadã em ações concretas que tornam visíveis novas referências da história social das protagonistas mulheres como agentes de mudança em favor de uma cidade mais igualitária e inclusiva.

Nota: O autor é Diretor Executivo do Conselho de Planejamento Estratégico da Cidade deBuenos Aires. A Subsecretária da Unidade de Coordenação é Silvana Giudici. Além disso, os representantes das 146 organizações civis que integram o Plano elegeram (democraticamente e com designação honorífica) para o período 2015-2017 como Vice-presidente a José Clavería; como Vice-presidente Adjunto a Luis María Peña.

Via Plataforma Urbana.

Fonte: Guillermo Tella. "Urbanismo e gênero: criação de percursos em Buenos Aires que refletem a vida das mulheres" 30 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 31 Ago 2015. http://www.archdaily.com.br/br/772615/urbanismo-e-genero-criacao-de-percursos-em-buenos-aires-que-refletem-a-vida-das-mulheres

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan