Como Construir - Lajes alveolares

Detalhes construtivos da execução de estruturas com lajes pré-moldadas alveolares

Redação: Gisele Cichinelli

Edição 221 - Agosto/2015

Rapidez de construção, ausência de escoramento, diversidade de tipos e uso racional de mão de obra e de materiais são algumas das vantagens associadas ao sistema de lajes alveolares pré-moldadas de concreto. Conformadas a partir de alvéolos - vazios longitudinais que permitem reduzir o peso final da peça - podem ser usadas em estruturas pré-moldadas de concreto ou combinadas a outros sistemas, como estruturas metálicas ou de concreto moldado no local.

Foto: banco de imagens Abcic

Figura 1 - Seção típica da laje alveolar, com capa estrutural. Peça sendo submetida a ensaios de flexão e cisalhamento dentro da indústria para trabalhos de pesquisa e desenvolvimento

Foto: banco de imagens Abcic

Figura 2 - Lajes alveolares foram utilizadas no prédio Oeste da Arena Corinthians

O mercado oferece grande variedade de sistemas estruturais de pisos pré-fabricados (veja tabela 1). A escolha do produto a ser utilizado, no entanto, deve considerar o tipo de construção, os requisitos de desempenho estrutural e as condições de transporte e a localização da obra, além das facilidades de montagem (tecnologia, equipamentos disponíveis, custos e capacitação dos serviços e mão de obra) e disponibilidade do produto no mercado local.

Por conta das suas características e por sua versatilidade, estão entre os sistemas pré-fabricados mais utilizados no mundo, especialmente na Europa e no Brasil. Historicamente, o conceito de lajes alveolares está associado ao desenvolvimento dos sistemas de protensão na Alemanha desde meados dos anos 1930. Entretanto, a disseminação de fato ocorreu no início dos anos 1970 com o acentuado desenvolvimento da indústria de equipamentos de moldagem e extrusão, sobretudo em países como a Alemanha, Itália e Finlândia, e também nos Estados Unidos.

No Brasil, o sistema começou a ser produzido em 1974 e tornou-se popular na década de 1980, substituindo especialmente as lajes e painéis duplo TT. A alta produtividade, tanto em fábrica quanto durante a montagem, e o início de produção de equipamentos no País foram responsáveis por esse desenvolvimento (figura 1).

Diversas obras recentes no Brasil podem ser citadas quanto à adoção de lajes alveolares, presentes em praticamente todas as soluções de estruturas pré-moldadas, tais como os aeroportos de Guarulhos (SP), Brasília e Galeão (RJ), o estádio Arena Corinthians (figura 2), os shoppings Center Tietê Plaza (SP), Iguatemi (RS), além do edifício-sede da Odebrecht, em São Paulo, e o prédio de estacionamentos do novo Campus da Unisinos (RS).

Aplicações
O sistema não se restringe às aplicações mais convencionais - como edificações comerciais e industriais (galpões e shopping centers) de pequena e média altura - mas também pode ser aplicado em obras com maior número de pavimentos, incluindo edifícios altos. No Brasil, registra-se o uso de lajes alveolares em edifícios de até 25 pavimentos, mas na Europa o sistema está presente em edifícios com 67 pavimentos, aproximadamente, caso da Torre de Cristal, em Madri (figura 3), e com 47 pavimentos em estrutura integralmente pré-fabricada com núcleo rígido em edifícios altos da Bélgica.

Hugo Corres Peiretti

Figura 3 - Montagem de lajes alveolares em composição com estrutura metálica no Edifício Torre de Cristal, em Madri, na Espanha

Figura 4 - As lajes alveolares permitem a passagem de shafts e instalações sem que seja necessário fazer cortes na estrutura já pronta. A figura mostra recortes e aberturas possíveis de serem executados nas lajes alveolares de acordo com o projeto

Nos últimos anos, para viabilizar prazos reduzidos e driblar a escassez de mão de obra especializada nos canteiros, a presença de guindastes com maior capacidade de carga e alcance nas obras brasileiras tem se tornado mais corriqueira, contribuindo para o emprego das lajes alveolares, inclusive em edificações com múltiplos pavimentos, estádios e outras obras especiais.

Por permitir a associação com instalações de eficiência energética, é particularmente indicada em edificações que almejam selos de sustentabilidade, podendo ser utilizada de forma associada a sistemas de instalações embutidas de ventilação para minimizar os custos com ar-condicionado, por exemplo. Dessa forma, aproveita-se dos vazios existentes nos alvéolos para passagem das tubulações, eliminando aberturas posteriores como usualmente se faz nos sistemas convencionais.

Devido à sua grande versatilidade, podem ser usadas em projetos de shafts e passagens de qualquer tipo, sem necessidade de inclusão de novas vigas ou pilares na estrutura. Além desses pontos de passagem, o sistema de lajes alveolares permite que sejam feitos recortes para passagem de tubulações e também para a criação de shafts menores, previamente projetados e executados em fábrica logo após a passagem da máquina (manualmente ou por "aspiradores" de concreto guiados a laser), garantindo precisão dimensional e bom acabamento nas regiões suprimidas (figura 4).

Especificações
As lajes alveolares são usualmente classificadas em função de sua altura. De forma geral, quanto maior a altura, maior a capacidade da laje alveolar de suportar um mesmo carregamento em vãos maiores. Dados como as propriedades da seção transversal, vãos e carregamentos admissíveis são fornecidos pelos fabricantes em seus catálogos.

Foto: banco de imagens Abcic

Figura 5 - Planta de produção de lajes alveolares protendidas

Vale observar que a escolha da solução dependerá de um estudo de viabilidade que leve em conta diversos fatores, especialmente a logística. O terreno deve apresentar as condições de montagem e movimentação dos equipamentos que serão utilizados, bem como os acessos que posteriormente integrarão o planejamento de montagem.

A laje alveolar é muito competitiva para o emprego em obras com vãos de até 20 m. Em geral, adotam-se espessuras de 12 cm a 50 cm e vãos entre 6 m e 16 m.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/221/como-construir-lajes-alveolares-362392-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan