José Rollemberg: Habitação e Espaço Público


Nossos parceiros da Escola da Cidade compartilharam conosco a palestra de José Rollemberg sobre Habitação e Espaço Público. No vídeo, Rollemberg parte da análise de três projetos de escala urbana, em São Paulo, para discutir e recapitular os conceitos vistos na disciplina que ministrou no curso de pós-graduação Habitação e Cidade.
São apresentados e discutidos por meio de fotos, plantas, cortes e perspectivas, os projetos do CECAP Guarulhos, o Parque Tietê e o Parque da Grota. O arquiteto traz também trechos de textos e citações para comentar as concepções de espaço público que cada projeto traz.
"A ideia do urbanismo moderno é que o espaço público é um grande gramado, um grande espaço verde onde os edifícios pousam. E isso tem uma força fantástica (…)Você vai lá dar aula pro terceiro semestre de urbanismo e o cara vem no dia seguinte com o trabalho pronto: ele pintou uma folha toda de verde… hoje em dia ele coloca umas ciclovias também. E os prédios são sobre pilotis. É muito forte essa imagem! A juventude acha que o urbanismo é isso, que já está resolvido. Mas será que é isso mesmo?"
José Rollemberg possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1977) e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é arquiteto da Prefeitura Municipal de São Paulo, professor da Escola da Cidade e da Universidade Anhembi Morumbi.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan