Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”, no IAB-RJ

Após passar por Brasília, chega ao Rio de Janeiro, no dia 19 de agosto, o Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”. O projeto, um dos contemplados no 2º edital do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural, nasceu da necessidade de ampliar a discussão sobre um modelo arquitetônico, presente nas cidades brasileiras, que promove a segregação e o afastamento do espaço e da vida pública.
Ao longo de dois anos, o professor da Universidade Federal Fluminense e idealizador do ciclo, Vinícius Netto, junto com os professores Renato Saboya, de Florianópolis, e Júlio Vargas, de Porto Alegre, se dedicaram à análise de cerca de 8 mil edifícios. A partir da criação de parâmetros, como o afastamento dos prédios, a presença de muros e o número de janelas, e a quantidade de pedestres, a pesquisa demonstrou como a arquitetura contribui para uma cidade mais insegura e com piores índices de mobilidade.
No Rio de Janeiro, o evento contará com a presença do presidente do CAU/RJ, Jerônimo de Moraes; do diretor adjunto financeiro do Conselho, Júlio Bentes; do presidente do IAB-RJ, Pedro da Luz; a presidente Federação das Associações de Moradores do Município doRio de Janeiro (FAM-Rio), Sônia Rabelo e os professores Cristóvão Duarte, da FAU/UFRJ e Júlio Vargas, da UFRGS.  Na ocasião acontece ainda o lançamento do curta-metragem “Arquitetura e o Ballet da Rua”, também idealizado pelo professor da UFF.
“O objetivo deste encontro é fazer com que o conhecimento produzido pela academia transborde para os arquitetos que estão no mercado e também para a sociedade”, afirma Netto. Além de Brasília e do Rio de Janeiro, o Ciclo de Palestras acontecerá em mais sete capitais: São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.
Sobre o Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural
Desde 2013, o Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural é lançado anualmente, com o objetivo de patrocinar ações que valorizem a profissão do arquiteto e urbanista. Entre os projetos contemplados, estão o premiado documentário Bernardes, publicações diversas sobre arquitetura e urbanismo, fóruns e eventos institucionais ou comemorativos. O sucesso da iniciativa levou o Conselho a aumentar gradativamente o valor designado ao Programa, visando ampliar cada vez mais sua participação em projetos que promovam a profissão.
A terceira edição do Programa destinará este ano R$ 250 mil a projetos selecionados de eventos, cursos, publicações, premiações e produções culturais diversas que promovam a Arquitetura e o Urbanismo.
Ciclo Nacional de Palestras Cidades do Amanhã e Lançamento do curta “Arquitetura e o Ballet da Rua”
  • Quando: 19 de agosto
  • Horário: 19h
  • Local: auditório do IAB-RJ
  • Endereço: Beco do Pinheiro, 10. Flamengo, Rio de Janeiro - RJ
  • Entrada franca
  • Título: Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”
  • De: 19 de Agosto de 2015, 19:00
  • Até: 19 de Agosto de 2015, 21:00
  • Onde: Auditório da sede do IAB-RJ
Fonte: "Ciclo de Palestras “Cidades do Amanhã”, no IAB-RJ" 16 Ago 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 16 Ago 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/771892/ciclo-de-palestras-cidades-do-amanha-no-iab-rj

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan