ABNT publica nova norma sobre execução de reformas em edificações

NBR 16280:2015 substitui o texto anterior, estabelecendo, entre outras coisas, diretrizes para a segurança dos edifícios durante as obras

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

Marcelo Scandaroli

Foi publicada na última quarta-feira (19) pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) a NBR 16280:2015 - Reforma em Edificações - Sistema de Gestão de Reformas - Requisitos, cujo projeto de emenda estava em consulta nacional no início do ano. A norma revisada estabelece requisitos para a elaboração de plano de reforma, considerando alterações em áreas privativas das edificações.

A normativa contempla agora a Emenda 1, elaborada pela Comissão de Estudo de Reformas em Edificações da ABNT, que determina, entre outras coisas, a preservação dos sistemas de segurança existentes na edificação durante a reforma; a apresentação de todas as modificações que alterem ou comprometam a segurança da edificação ou do seu entorno e sistemas comuns da edificação à análise da incorporadora, construtora e do projetista.

O texto também define a obrigatoriedade da descrição, de forma objetiva, dos processos de reforma, atendendo aos regulamentos exigíveis para a execução das obras; e a previsão de recursos necessários para o planejamento da reforma, tais como materiais, técnicos, financeiros e humanos.

A norma publicada substitui o texto da ABNT NBR 16280:2014 e entra em vigor em 19 de setembro.

O livro Laudo de Reforma - A NBR 16.280 na prática, da Editora Pini, detalha os principais conceitos para a elaboração de laudo de reforma considerando as normas da ABNT.

Fonte: http://construnormas.pini.com.br/engenharia-instalacoes/noticias/imagens/i500901.jpg

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan