Com base em norma técnica, software de universidade calcula estruturas de madeira

Aplicativo JWood, criado pelo aluno da UPF, Juliano Lima da Silva, e pelo professor Zacarias Martin Chamberlain Pravia, pode ser acessado gratuitamente através da internet

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
26/Agosto/2015
Marcelo Scandaroli
O E-tools, site desenvolvido na Universidade de Passo Fundo (UPF) para disponibilizar gratuitamente ferramentas computacionais para o ensino de estruturas, lançou na última segunda-feira (24) o software JWood, que calcula estruturas de madeira. A ferramenta foi desenvolvida pelo egresso de Engenharia Civil da UPF Juliano Lima da Silva e pelo professor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (Fear) Zacarias Martin Chamberlain Pravia.
Com foco na revisão da norma técnica NBR 7190, relativa aos Projetos de Estruturas de Madeira, o aplicativo educacional é destinado para estudantes que buscam conhecimentos na área de estruturas, professores que desejam utilizar a ferramenta para acompanhar suas aulas e profissionais do ramo de projetos e construção.
Para calcular as estruturas de madeira, basta que o usuário insira os dados referentes ao dimensionamento do elemento estrutural a ser calculado e observe os subsídios retirados da norma, o que o auxiliará na tomada de decisões. A ferramenta apresenta todas as etapas de cálculo, mostrando passo a passo quais são os processos necessários para dimensionar sua estrutura.
De acordo com Juliano Lima da Silva, "o tema do software foi delimitado em razão de não existir outros que abordassem a NBR 7190 - Projetos de Estruturas de Madeira".
O novo software pode ser acessado gratuitamente através do site E-tools. Para fazer o download do programa, basta que o usuário crie uma conta com nome de acesso e senha.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan