Você sabe o que é Partido Arquitetônico?

Rafael Toledo

Imagem Arq. Eduardo Bajzek.

 Imagem Arq. Eduardo Bajzek.

Atualmente, muitos estudantes de arquitetura ou até mesmo arquitetos formados não sabem o que é esse “tal” de partido arquitetônico. Não tem como culpa-los, porque nem sempre a grade de ensino de suas faculdades está incluído este tópico. Mas afinal, o que é Partido Arquitetônico???

Resumindo de forma grosseira, o Partido Arquitetônico nada mais é que a explicação do seu projeto.
Tá, mas e ai? é só isso?…. Não, claro que não. O partido de um projeto não é só uma explicação simples e rápida para aquilo que você está criando. A concepção desse projeto parte de coisas muitas vezes simples, que você viu no seu dia a dia mas que no fim torna-se algo muito mais complexo.

721f3a37d493_04biselli_escolacaritascroqui04     Escola Cáritas – Croquis de Mario Biselli

Para você começar, criar seu partido arquitetônico é necessário voltar la no começo, onde tudo começou, a partir do momento em que você começa a ter as primeiras ideias para o seu projeto. Tudo em sua volta pode ser usado como inspiração na hora de projetar.

Na arquitetura o partido de um projeto é quase não palpável, abstrato, complexo demais e que parece ter sentido apenas para arquitetos. O partido é na verdade uma forma que o arquiteto pode (ou consegue) explicar o seu processo projetual, o conceito que deu vida a sua ideia.

O partido arquitetônico é visto de muitas formas, sendo que cada autor ou arquiteto tem sua visão e conceito do que é partido de uma forma diferente. Le Corbusier enfatiza o uso da lógica matemática de Descartes, e diz que o início do processo de criação é a definição da planta arquitetônica, que por sua vez é a representação do programa arquitetônico. Segundo ele, a projeção vertical da planta resultaria nas paredes e por sua vez tornariam volumes. Isso se tornaria a sequência linear e crescente do raciocínio cartesiano, considerando isto como o partido arquitetônico do projeto.

1326482514_croquis_lucio_costa      Croqui Lucio Costa – Brasilia

Já segundo o arquiteto Carlos Lemos:

“Arquitetura seria, então, toda e qualquer intervenção no meio ambiente criando novos espaços. quase sempre com determinada intervenção plástica, para atender as necessidades imediatas ou a expectativas programadas, e caracterizadas por aquilo que chamamos de partido. Partido seria uma consequência formal derivada de uma série de condicionantes ou de determinante; seria o físico da intervenção sugerida.”

Carlos Lemos também diz que as principais condicionantes ou determinadores do partido seriam:

– o clima;
– as condições físicas e topográficas;
– o programa de necessidades;
– a legislação vigente;
– as condições financeiras do empreendedor dentro do quadro econômico da sociedade.

af7b2ca3f94d_13biselli_teatrodenatalcroqui01    Teatro de Natal – Croquis de Mario Biselli

Rogério de Castro Oliveira já diz:

“O partido é, por hipótese, uma prefiguração do objeto, que o projetista elege como ponto de partida e fio condutor do seu projeto.”

Uma coisa que não podemos dizer é que para projetar é necessário seguir uma lógica, pois cada arquiteto tem sua lógica face aos dados fornecidos para a elaboração de seu projeto.
Podemos deduzir então que cada arquiteto tem um processo projetual diferente, ou seja, tem seu partido arquitetônico para cada um de seus projetos.

Em resumo, não existe uma definição exata para o termo partido arquitetônico. Cada arquiteto irá definir o que será o seu partido, que podemos considerar como sendo as diretrizes que foram determinantes para o seu projeto arquitetônico.

O partido será a ideia inicial, de formulação autoral, que terá uma coerência e uma lógica funcional e que te guiará por todo o projeto.

E ai gostou? Acha que faltou algo? Qual sua opinião sobre o que é Partido Arquitetônico? Deixe nos comentários!

ea7034d2c509_01biselli_namjunepaikcroqui    Nam June Paik – Croquis de Mario Biselli

Fonte: http://www.arquitortura.com.br/voce-sabe-o-que-e-partido-arquitetonico/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan