IAB RS discute "A Paisagem da Cidade é Patrimônio?"




O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove nesta quarta-feira (19/08) um debate que vai discutir o tema Projeto de Cidade e a pauta será "Paisagem da Cidade é Patrimônio?". O evento ocorre a partir das 19h30min, no Ponto de Cultura Solar do IAB, e contará com a presença de Briane Panitz Bicca, Daniele Caron e Vanêsca Buzelato Prestes. A entrada é franca.

Coloque na Agenda:
O que: Projeto de Cidade: 'Paisagem de Cidade é Patrimônio?'
Onde: Ponto de Cultura Solar do IAB (Rua General Canabarro nº 363, Centro Histórico, esquina com Riachuelo)
Quando: 19 de agosto, às 19h30min
Quanto: Entrada franca

Saiba mais sobre os palestrantes:

Vanêsca Buzelato Prestes - Procuradora do Município de Porto Alegre, doutoranda em 'Scienze Giuridiche Dell'Universitá del Salento'/Itália, mestre em direito pela PUCRS, especialista em direito municipal pela ESDM/Uniritter, professora de direito urbanístico, no curso de especialização em Direito Internacional Ambiental da UFRGS, direito ambiental e urbanístico na especialização em Direito Público da PUCRS, de direito municipal e direito urbanístico da FMP, de direito municipal da ESDM, autora do livro 'Direito Urbanístico', Editora Verbo Jurídico, 2009, organizadora e autora do livro 'Direito Urbano Ambiental', Editora Forum, 2006, e de artigos para revistas especializadas.

Daniele Caron - Arquiteta e Urbanista, Professora da UniRitter Laureate International Universities, Professora do Centro Universitário Metodista - IPA, Doutoranda em Urbanismo e Ordenação do Território da Universidad Politécnica de Cataluña, Investigadora do PAGUS - Laboratório da Paisagem/UFRGS e do Grupo de Pesquisa Identidade e Território - GPIT/UFRGS. Desde o mestrado investiga a respeito do conceito de paisagem. Os trabalhos desenvolvidos no escritório de urbanismo JornetLlopPastor Arquitectes, em Barcelona, foram de maior relevância na sua atuação como professora nos atelies de urbano.

Briane Panitz Bicca - Arquiteta e urbanista pela UFRGS (1969), especialista em planejamento do desenvolvimento (Sendec-UnB, 1974), doutora pela Universidade de Ciências Sociais de Grenoble, França (1979), especialista em preservação do patrimônio (ICCROM, Roma, 1989) e com pós-doutorado em CEHCMA, Palais Chaillot, Paris (1990), participou, pelo IPEA, da CNPU e do Programa de Cidades Históricas, na Fundação Pró-Memória, foi membro do GT (Grupo de Trabalho) de preservação de Alcântara e coordenou, por oito anos, o GT de preservação de Brasília, no qual preparou o dossiê para sua inscrição no Patrimônio Mundial Unesco, em 1988. No Iphan, foi assessora da presidência, função em que orientou ações e planos de preservação de várias cidades históricas do Patrimônio Nacional e, durante oito anos, foi coordenadora de cultura do escritório da Unesco no Brasil. Na Prefeitura de Porto Alegre, dirigiu o Projeto Monumenta de 2001 a 2013 e atualmente coordena o PAC Cidades Históricas . Em 2000, produziu a publicação Patrimônio Mundial no Brasil, pela Unesco e, em 2004, Somos da praça, sobre a qualificação dos artesãos da Praça da Alfândega, em Porto Alegre e, em 2006, co-organizou o livro Arquitetura na formação do Brasil com Paulo Renato Silveira Bicca, pela UNESCO/CAIXA. Em 2010 organizou a publicação Monumenta Porto Alegre, editado pelo IPHAN.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan