Primeiro volume do Cadernos do Patrimônio Cultural será lançado em Fortaleza (CE)

Caderno do Patrimônio Cultural - Educação Patrimonial - Volume 1                                                                             Como parte das comemorações do Dia do Patrimônio Cultural, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE) lançará no dia 17 de agosto o primeiro volume do  Cadernos do Patrimônio Cultural, que traz como tema a Educação Patrimonial, e difunde diversas experiências e ideias que visam contribuir para a construção de uma sociedade cada vez mais comprometida com sua própria história e identidade.
O livro foi concebido a partir dos debates realizados durante o Seminário do Patrimônio Cultural de Fortaleza ocorrido em 2014 e objetiva colaborar com a inserção da temática nas políticas públicas estaduais e municipais, e no processo de ensino e de aprendizagem das diversas instituições de ensino. Na publicação, que constam contribuições de especialistas nacionais e internacionais, está também o artigo da Coordenadora de Educação Patrimonial (CEDUC- Iphan), Sônia Rampim Florêncio, que aborda algumas diretrizes conceituais. Aversão digital do livro já está disponível no Portal do Iphan.
O lançamento acontece durante o evento Roda de Memórias promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza que tem como tema Escritores, Comunidades, Espaços de Afeto.  O objetivo é o de refletir a memória material e imaterial dos bairros da capital cearense, permeada por uma consciência cidadã e histórica.
As Rodas de Memórias acontecerão sempre às 15 horas, no Teatro Antonieta Noronha. A primeira será nesta segunda-feira (17), e as demais nos dias 25 e 31 de agosto, e contarão com a presença dos autores das duas etapas da Coleção Pajeú.

Sobre a Coleção Pajeú
Cada um dos 14 livros que compõem as duas etapas da Coleção Pajeú foi escrito por um autor de renome no meio lítero-histórico do Ceará. São publicações em formato bolso, relativas à memória e aos bairros de Fortaleza e voltado para públicos de todas as camadas sociais, comunidades inseridas nos bairros contemplados e alunos da rede pública de ensino.
A proposta editorial prima por uma linha de publicação na qual o fortalezense e o cearense assumam e se apropriem de nossa capital como patrimônio individual e coletivo. A primeira edição da Coleção Pajeú foi lançada em 2013 e a segunda em 2014.

Outras informações:
Iphan-CE
Tels: (85) 3221.6360, 3221.6263 e 3221.2180

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3211/primeiro-volume-do-cadernos-do-patrimonio-cultural-sera-lancado-em-fortaleza-ce

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan