Seminário AsBEA: Novas formas de ocupar a cidade a partir do novo Plano Diretor de São Paulo


Data: 29/09/2015 – terça-feira
Horário: 08h30 às 18h30
Local: Sala São Paulo – Maksoud Plaza Hotel - Alameda Campinas, 150 – Bela Vista – São Paulo/SP

A AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura convida a Prefeitura de São Paulo, a sociedade organizada, os investidores imobiliários, os coletivos urbanos, entidades técnicas, os contratantes de projetos, os agentes da construção civil, órgãos públicos nacionais e internacionais e a comunidade em geral, a participar do Seminário AsBEA: Novas formas de ocupar a cidade.
O novo Plano Diretor Estratégico de São Paulo e seu impacto nos novos empreendimentos.
A cidade estabelece-se como tema de debate e inspiração para ações e reinvindicações populares. Os meios de comunicação contemporâneos vem tornando evidente a força polifônica que as “Cidades” e o desejo de qualificação dos espaços públicos vem se concretizando e fortalecendo na voz da população, de coletivos, setores profissionais, da cadeia produtiva, da administração pública, etc.
Na carona da revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, algumas diretrizes, instrumentos e benefícios urbanísticos foram criados vislumbrando novas tipologias e combinação de atividades visando uma ocupação mais densa e compacta ao longo dos eixos de mobilidade estratégicos da cidade onde se situam as linhas e estações de transporte coletivo de massa.
Que resultado teremos na cidade a partir do novo Plano Diretor? Ocorrerão transformações espaciais, paisagísticas, culturais no usufruto da cidade e seus espaços públicos e privados?
Que discussões serão necessárias entre projetistas, empreendedores, investidores, usuários, visando consolidar os desejos convergentes destes agentes que se traduzam em novas tipologias para os empreendimentos nas cidades bem como as formas de se apropriar, dialogar e intervir nos espaços urbanos. Dentro deste contexto é fundamental considerar o processo de revisão da Lei de Parcelamento, uso e Ocupação do Solo ora em curso junto à Câmara Municipal, através do Projeto de Lei 272/15 que traz a oportunidade de correção de conceitos estabelecidos pelo Plano Diretor Estratégico bem como a criação de novos conceitos, diretrizes e instrumentos jurídicos e urbanísticos.
Venha participar através de um dia de trabalhos e, troca de experiências em modelos e estruturas de intervenções no lote e em sua perspectiva e inserção urbana, desenvolvidos a partir das diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor e ainda se aprofundar nos instrumentos e parâmetros urbanísticos propostos pelo Plano Diretor Estratégico buscando esclarecer e simular o que e como será possível construir na cidade.
* Que desenho de cidade teremos a partir do novo Plano Diretor estratégico?
* Que mudanças caberá ao mercado, aos projetistas, aos órgãos públicos, investidores e sociedade usuária dos espaços construídos, privados e públicos?
* Como ficarão os empreendimentos ao longo dos Eixos de Estruturação da Transformação Urbana?
* Como poderão se caracterizar os empreendimentos fortemente estimulados nas regiões sul e leste?
* Como a sustentabilidade participa ou deveria participar dos processos de reurbanização e requalificação dos espaços urbanos desde a escala do lote até aquela das infraestruturas urbanas?
Será uma oportunidade para explorar as condições de instalação, os instrumentos e parâmetros urbanísticos ofertados pela nova lei!
E ainda estabelecer um debate técnico entre a Prefeitura de São Paulo, seus interlocutores diretos – arquitetos, incorporadores, investidores, técnicos da construção civil, agentes financeiros e jurídicos, a comunidade e órgãos públicos.
Em breve, programação e ficha de inscrição. Aguarde!

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan