Semana do Patrimônio Cultural pelo Brasil


Iphan organiza programação em comemoração ao Dia do Patrimônio Cultural
Iphan organiza programação em comemoração ao Dia do Patrimônio CulturalPara promover o debate sobre a preservação e valorização do patrimônio cultural imaterial, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará ciclo de palestras, exposições e oficinas. Os eventos vão acontecer entre os dias 17 e 21 de agosto para celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. E serão organizados pelas superintendências do Iphan em cada estado.
Confira as programações:
O evento vai acontecer de 17 a 21 de agosto, na Casa do Patrimônio, em Igarassu (PE), que vai celebrar o registro do Teatro de Bonecos como Patrimônio Cultural do Brasil. O primeiro dia do evento será inteiramente dedicado à discussão sobre a importância do Registro e da Salvaguarda do Mamulengos em Pernambuco, incluindo mobilização prévia para organização da entrega da certidão com o Título de Patrimônio Cultural Brasileiro no Estado de Pernambuco.
A Semana também vai contar com mais uma edição do projeto Sobrado dos Bonecos que terá a apresentação do Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, discussão com instituições e Mamulengueiros sobre estratégias para garantir a preservação da tradição do Teatro de Bonecos, além de oficinas de confecção de Mamulengos, apresentações de Mestres bonequeiros de Carpina, Lagoa de Itaenga, Igarassu e Glória do Goitá e rodas de conversas com os Mestres, intituladas História de um brincante.
Veja a programação.

O encontro vai acontecer na próxima segunda-feira, 17 de agosto, a partir das 19 horas, no auditório da Casa do Patrimônio de Maceió, no Jaraguá, os interessados poderão assistir à palestra: Patrimônio Cultural Imaterial: significando o que significa, de Sara Santos Morais, Técnica do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan.  Também serão discutidas as políticas de preservação patrimonial do Iphan, e a apresentação do andamento do Inventário e Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas. A data imateriais. reúne ainda a comemoração dos 15 anos do instrumento de proteção aos bens culturais.

Com objetivo de promover o debate entre pesquisadores, estudantes e profissionais em busca de uma melhor percepção sobre o patrimônio cultural, o Iphan-RR e a Universidade Federal de Roraima (UFRR) por meio do Curso de Arquitetura e Urbanismo promovem o I Seminário do Patrimônio Cultural de Roraima que ocorrerá de 17 a 19 de agosto de 2015, no Auditório Alexandre Borges, no campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima  
O evento é em homenagem ao dia do patrimônio, comemorado no dia 17 de agosto. O Seminário contará com mesas redondas, palestras, minicursos, exposições artísticas, apresentações culturais e sorteio de brindes.
Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5447 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan