Arquitetura para mulheres: conheça 6 arquitetas de destaque no mundo

Ser mulher no mercado de trabalho é difícil - especialmente em profissões designadas para os homens pela sociedade. Mas muitos anos de luta garantiram melhores salários, oportunidades e a inserção feminina na Engenharia, Construção, Negócios e também na Arquitetura.
Conheça 6 arquitetas que revolucionaram a profissão e mostraram ao mundo que Arquitetura também é coisa para mulheres.
 
  _Lina Bo Bardi

Museu de Arte de São Paulo - MASP
Nascida em 1914 na cidade de Roma, Lina Bo Bardi foi arquiteta, professora, designer gráfica, escritora e cenografista. Mudou-se para o Brasil em 1946 e foi naturalizada como cidadã brasileira cinco anos depois. Entre suas obras mais conhecidas estão o MASP - Museu de Arte de São Paulo - e a Casa de Vidro, referência da arquitetura modernista no Brasil. Faleceu em São Paulo em 1992.
 
 _Farshid Moussavi

Museu de Arte Contemporânea de Cleveland - Estados Unidos
Nascida em 1965, a arquiteta iraniana Farshid Moussavi é professora de Prática na Arquitetura na Universidade de Harvard. Dentre seus projetos estão o Museu de Arte Contemporânea de Cleveland (EUA), o Complexo Residencial Les Jardins de la Lironde (França) e o Victoria Beckham Flagship Store (Londres). É co-fundadora do famoso escritório inglês Foreign Office Architects.
 
 _Marion Mahony Griffin

Aquarela de Marion Griffin
Marion foi uma das primeiras arquitetas licenciadas do mundo. Nascida nos Estados Unidos em 1871, se formou em 1894 pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts e trabalhou com o renomado arquiteto Frank Lloyd Wright. Suas aquarelas representando os projetos e obras de Frank se tornaram marca registrada do escritório - como era típico na época, Marion não levou nenhum crédito pelas obras.
Em 1914, ela e seu marido se mudaram para a Austrália para projetar Camberra, a nova capital do país. Faleceu aos 90 anos na cidade de Chicago.
 
  _Zaha Hadid

Centro Heydar Aliyev - Azerbaijão
Nascida em Bagdá, no Iraque, Zaha Hadid foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Pritzker de Arquitetura pelo seu trabalho. Atualmente com 64 anos, Zaha é uma das grandes representantes da arquitetura desconstrutivista - marcada pela fragmentação e não-linearidade dos projetos. 
Zaha também é formada em matemática e membra do Office for Metropolitan Architecture (OMA). Dentre seus projetos mais importantes estão o Centro Heydar Aliyev (Azerbaijão), o Banco Central do Iraque e o estádio Al Wrakah (Quatar).

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan