Planejamento urbano e mobilidade sustentável: uma questão de tempo?

By Luiza Schmidt

(Foto: George Redgrave/Flickr)

Incentivar o uso dos transportes não motorizados e dos transportes públicos como alternativa aos automóveis é uma questão central na busca de um  desenvolvimento mais sustentável. Assim, muitos países implementaram políticas com o objetivo de influenciar a escolha modal da população e buscar um sistema de mobilidade mais eficiente e menos poluente. Nesse contexto, verificou-se que iniciativas focadas somente em investimentos nos sistemas de transporte não resultavam em mudanças rápidas para modos menos poluentes e novas políticas foram mobilizadas para encorajar as pessoas a optarem pela bicicleta, caminhada ou transportes públicos. Às vezes, essas políticas envolvem incentivos, tais como as ações de sensibilização mostrando os benefícios dos deslocamentos ativos para a saúde, encorajando a escolha desse tipo de transporte ao invés dos individuais motorizados. Outras ações são dissuasivas, como por exemplo, o aumento das tarifas de estacionamento de veículos ou o fechamento de ruas para tornar o seu uso mais rápido e fácil para pedestres e ciclistas.
Ainda assim, mesmo nos países Europeus onde essas práticas foram amplamente adotadas, as metas de redução de emissão de CO2 vinculados aos transportes ainda não foram alcançadas, exigindo novas intervenções estruturais vinculadas notadamente ao planejamento urbano. Nesse sentido, o desenvolvimento urbano orientado ao transporte sustentável  sugere, entre outros fatores, que os territórios sejam ordenados de maneira a reorganizar os lugares onde ocorrem as atividades quotidianas possibilitando o uso eficaz dos transportes públicos e dos modos não motorizados. Mas, e se o planejamento urbano fosse além da lógica do espaço e fosse pensado também como uma questão de tempo? É o que sugere James Faulconbridge, geógrafo e economista, pesquisador da Universidade de Lancaster.

Fonte e artigo completo: http://thecityfixbrasil.com/2015/11/16/planejamento-urbano-e-mobilidade-sustentavel-uma-questao-de-tempo/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan