Modular e com pátios bioclimáticos, novo centro de pesquisa da UFSCar, em São Paulo, é inaugurado

Com projeto do escritório Vigliecca & Associados, edifício de 3,6 mil m² é o primeiro da instituição que já nasce com instalações específicas e estruturas adequadas ao ambiente de trabalho de pesquisadores

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
26/Novembro/2015



Foi inaugurado recentemente no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, o novo edifício do Centro de Pesquisas em Materiais Avançados e Energia, projetado pelo escritório Vigliecca & Associados.
O prédio horizontalizado de 3,6 mil m² abriga oito laboratórios de pesquisa de novos materiais e combustíveis limpos e é o primeiro da instituição que já nasce com instalações específicas e estruturas adequadas ao ambiente de trabalho de pesquisadores, que contam ainda com recursos sustentáveis capazes de proporcionar bem-estar e economia.
O prédio, que tem fachada metálica, foi concebido para abrigar os principais ambientes em pavimento térreo, dentro de um sistema de modulação e padronização dos elementos construtivos. São oito pavilhões unidos por um eixo central e separados entre si por pátios bioclimáticos, cuja função é criar uma atmosfera agradável e garantir iluminação e ventilação naturais. Um sistema de compartimentação interna modulável permite a expansão ou redução de ambientes internos por meio de divisórias removíveis.
O sistema de ventilação, que otimiza o aproveitamento do ambiente externo e reduz a necessidade do uso de ar condicionado, caracteriza-se pela entrada de ar pelas janelas dos pátios e saída por exaustores eólicos instalados na cobertura do corredor central dos laboratórios. Brises inclinados no teto dos pátios também contribuem para o controle da incidência de calor e de luz nos ambientes internos.
O eixo central do edifício exerce as funções de dar acesso e interligar os blocos de laboratório e demais ambientes do térreo e de interligar o nível da cobertura, que abriga os insumos de eletricidade, hidráulica, lógica e gases, a outras instalações especiais anexas a cada bloco. O eixo central é conectado, por meio de uma rampa, ao pátio de acesso de veículos de serviços gerais.
As áreas técnicas, assim como as áreas para armazenamento de insumos, estão dimensionadas para atender futuras expansões. O bloco adjacente aos oito laboratórios abriga as áreas de usos compartilháveis por todos os usuários do conjunto, como recepção, hall de exposições e eventos, auditório com 130 lugares e setor administrativo. Na entrada principal, foi instalado um espelho d´água que funciona como reservatório para água de reuso, que será reaproveitada para serviços de irrigação e limpeza.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan