5 Livros essenciais sobre Arquitetura

3133484407_d5fd1ba397_o

Para qualquer profissão existem diversas sugestões de leituras, algumas que surgem durante os cursos nas universidades e que acompanham os profissionais por toda sua carreira. Não é fácil pontuar quais são os melhores, afinal, cada profissional acaba seguindo por um caminho e assim as leituras ficam mais específicas.
Mas vamos mostrar neste post, 5 livros essenciais sobre a arquitetura, indicações de estudantes e profissionais, de livros que são considerados de grande relevância para sua área de atuação.

1 – Neufert – Arte de Projetar em Arquiteura – Ernst Neufert

Daniel Pereira
Um dos livros mais procurados pelos estudantes de arquitetura, “Neufert”, como é mais conhecido, é a Bíblia do arquiteto, um manual técnico que auxilia não apenas durante a faculdade, mas se torna um referência para toda vida profissional do arquiteto.
Confira uma resenha mais detalhada sobre o livro clicando aqui.

2 – Manual do Arquiteto Descalço – Johan Van Lengen

manual do arquiteto descalço

manual-do-arquiteto-descalco-johan-van-lengen
Este livro é uma referência quando o assunto é a arquitetura sustentável e a bio-construção, assunto super em alta nos últimos anos. Este livro apresenta técnicas para uma construção sustentável, como telhado verde, fogão a lenha, aquecedor solar, além de técnicas para o uso de materiais alternativos para construção, como bambu, madeira, sisal, etc.
Confira uma resenha mais detalhada sobre o livro clicando aqui.

3 – Dimensionamento humano para espaços interiores – Julius Panero

dimensionamento humano
Um livro de grande importância para qualquer profissional que irá trabalhar com projetos físicos e detalhamento de interiores, este livro aborda a “antropometria”, que é o estudo do corpo humano em base comparativa. Uma ferramenta de grande importância para para conseguir as dimensões corretas para o projeto. Conta com uma seção especial sobre deficientes físicos e idosos.

4 – Morte e Vida de Grandes Cidades – Jane Jacobs
morte e vida de grandes cidades

Jane Jacobs aborda nesse livro a importância das calçadas e da movimentação e segurança das pessoas pelas cidades. Uma discussão interessante sobre a construção planejada de condomínios que se cercam de grandes muros e acabam diminuindo a movimentação de pessoas e consequentemente expondo-as à violência.
Confira uma resenha mais detalhada sobre o livro clicando aqui.

5 – Cores para Interiores – Simone Schleifer

cores para interiores
As cores são itens fundamentais na composição de um ambiente, ela influencia diretamente no humor das pessoas e também na dimensão dos ambientes. Neste livro, Simone Schleifer, discorre sobre a importância de se compreender a linguagem das cores, para obter um ambiente mais harmonioso e acolhedor. Ótima referência e inspiração para toda vida do profissional.
Se vocês tiverem mais sugestões de livros que vocês considerem fundamentais ou simplesmente interessantes, para área de arquitetura, design, decoração, comentem aqui, ficaremos felizes em saber a opinião de vocês.

Model Home
Não conhece o Model Home ainda? O Model Home é uma plataforma gratuitaespecífica para os segmentos de arquitetura, engenharia, design de interiores e decoração, que tem como objetivo aproximar fornecedores e clientes. Através do Model Home, os profissionais podem expor gratuitamente seus trabalhos para milhares de pessoas que buscam por profissionais, inspiração e ideias para projetos de suas casas ou apartamentos.Cadastre-se já!

Reading” by Jue Wang is licensed under CC BY-SA 2.0
por Elaine Cristina Fujiwara

Fonte: http://blog.modelho.me/5-livros-essenciais-sobre-a-arquitetura/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan