As 20 cidades mais preparadas para o ciclismo urbano segundo o Ranking Copenhagenize 2015

Há mais de 100 anos os daneses desfrutam de uma cultura ciclista que durante as últimas décadas conferiu-lhes o título de líderes no assunto. Por isso, não é estranho que um dos índices mais respeitados sobre a taxa do uso da bicicleta, a qualidade da infraestrutura ciclista e outros temas relacionados seja elaborado por um escritório local,o Copenhagenize Design Company. 
Esta empresa se dedica a assessorar os governos, elaborar planos territoriais e a criar soluções de desenho urbano que têm um objetivo comum: promover o uso da bicicleta como meio de transporte.
Em 2011, este escritório desenvolveu o Ranking Copenhagenize, um estudo de uso interno que escolheu quais são as 20 cidades mais amigáveis do mundo segundo 13 categorias. Dois anos depois, fez-se uma nova edição que, foi de fato publicada, e liderada por Amsterdam, cidade destronada na versão 2015, que apresentaremos neste artigo. 
Metodologia
122 cidades que possuem mais de 600 mil habitantes na sua área metropolitana foram avaliadas por Copenhagenize de acordo com 13 categorias. Estas são:
1. Apoio
2. Cultura de Bicicletas
3. Equipamentos para as bicicletas
4. Infraestrutura para bicicletas
5. Sistemas públicos de aluguel de bicicletas
6. Gênero: Porcentagem de ciclistas que são mulheres ou homens. 
7. Cota Modal para Bicicletas
8. Cota Modal para Bicicletas desde 2006
9. Percepção de Segurança
10. Política
11. Aceitação Social
12. Urbanismo
13. Tráfego Calmo
Cada uma dessas categorias é avaliada em cada cidade com uma pontuação que vai de 0 a 4. Quando em uma cidade estão sendo promovidos iniciativas ou esforços especiais, elas podem receber pontos adicionais. 
Se quiser saber mais sobre a metodologia, clique aqui.
Resultados 2015
1. Copenhague
Posição anterior: 2
© Copenhagenize Design Co.
© Copenhagenize Design Co.
Na capital danesa, a cada dia aumenta o número de pessoas que utilizam a bicicleta para fazer seus deslocamentos, ou alguns trechos, até seus lugares de trabalho ou estudo. De fato, entre 2012 e 2014, a participação da bicicleta nos percursos diários subiu de 36% para 45% e, segundo os membros da empresa, é algo que nunca havia acontecido em tão pouco tempo. 
A esta situação é necessário agregar os últimos projetos que foram feitos e que explicam porque Copenhague encabeça o ranking pela primeira vez. Entre eles está a ponte para pedestre e ciclistas The Snake, a reforma das ciclovias que atravessam a cidade, a construção de duas novas pontes e testes nos semáforos, de acordo com o tempo necessário para a bicicleta e não para o automóvel.
2. Amsterdam
Posição anterior: 1
© Copenhagenize Design Co.
© Copenhagenize Design Co.
Nas avaliações anteriores, Amsterdam havia se mantido invicta, mas a falta de inovação após haver conquistado condições que muitas outras cidades queriam ter, a levaram a ocupar o segundo lugar. Contudo, é indiscutível que esta cidade holandesa possui motivos de sobra pra posicionar-se aqui. 
En 2013, Copenhagenize já dizia que Amsterdam é conhecida por ter mais bicicleta do que automóveis, o que levou ao fato de que os ciclistas não tinham mais onde estacionar suas bicicletas. Por isso, o município elaborou um plano para construir 40 mil bicicletários até 2030.
Fonte e artigo completo: Gaete, Constanza Martínez. "As 20 cidades mais preparadas para o ciclismo urbano segundo o Ranking Copenhagenize 2015" [Las 20 ciudades más amigables del mundo con las bicicletas según el Ranking Copenhagenize 2015] 17 Nov 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Camilla Sbeghen) Acessado 17 Nov 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/770915/as-20-cidades-mais-amigaveis-do-mundo-com-as-bicicletas-segundo-o-ranking-copenhagenize-2015

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