Como planejar a cidade ideal para os pedestres

Com o desenvolvimento das metrópoles, os automóveis e edifícios invadiram as ruas e criaram problemáticas para o convívio com os pedestres. Pensando na resolução desse impasse, a Associação de Pesquisa Urbana e Planejamento de São Francisco (SPUR), nos Estados Unidos, listou sete itens que resultariam na melhoria da qualidade de vida urbana e privilegiariam quem está a pé. Vejam:
1. Edifícios voltados para a rua
Se os pedestres passam por uma loja cuja entrada principal está repleta de vagas de estacionamento para automóveis, é bem provável que não se interessem a entrar. Por isso, o ideal é que os estabelecimentos possuam suas entradas o mais próximo possível da linha da calçada. Isso torna traz o pedestre para o entorno urbano.
espaço - 1
2. Acessos claros e definidos para os pedestres
Para as pessoas se deslocarem facilmente entre praças, parques e ruas, é preciso deixar os espaços evidentes e bem-definidos. Assim, deixar os caminhos e passeios bem sinalizados, auxiliam e motivam as pessoas a percorrerem o lugar.
espaço - 2
3. Ruas completas
Segue o desenho urbano que foca em aproveitar todo o potencial de uma rua. Este conceito contrapõe-se ao visto atualmente – ruas estreitas, a fim de criar mais espaço para o deslocamento dos automóveis.
espaço - 3

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan